Projeto Mais Saúde

atividade-fisica-apos-os-60-anos - Simone Rottava Ferrari

Nome da Entidade/Pessoa Proponente

Município de Sul Brasil-SC

CNPJ/CPF do Proponente

95990107000130

Segmento

Área

Data Inicio Projeto

05/07/2021

Data Final Projeto

31/12/2022

Município

Sul Brasil – SC

Responsável pelo Projeto

Simone Rottava Ferrari

PRONAC

001/2021

Lei de Incentivo correspondente ao projeto

Lei Fundo Nacional do Idoso

Valor da Proposta

R$ 57.000,00

Valor Captado

R$ 0,00

Percentual Captado

0.00

Site do Proponente/Projeto

Descritivo sobre a Entidade proponente do projeto / Descritivo currículo pessoa proponente

O Município de Sul Brasil vem realizando diversas ações que contribuem na promoção do envelhecimento ativo e da qualidade de vida dos idosos, sendo em sua maioria atividades grupais e de atendimento as demandas locais. Dentre as atividades já realizadas estão projetos voltados ao canto coral, dança, ginástica artesanato, inclusão digital e demais ações inerentes a pessoa idosa, sendo realizadas de forma descentralizadas e inclusivas.

Etapas do Projeto

No primeiro momento, será realizado reunião entre Conselho do Idoso e demais envolvidos com o projeto e após haverá a abertura oficial do projeto Mais Saúde- Ano I, com divulgação para conhecimento da comunidade através dos meios de comunicação utilizados no Município. Será realizada licitação ou processo seletivo para contratação dos profissionais de Nutrição e Educação Física para prestar serviço ao projeto. As inscrições para participação ficarão abertas aos interessados, assim como, serão aceitos encaminhamentos realizados pela Secretaria Municipal de saúde. O projeto atenderá até 50 idosos, residentes no território do município. As aulas de atividades físicas serão realizadas 4 vezes por semana com duração de 20 horas semanais, sendo disponibilizado horários matutinos e vespertinos. As Oficinas de alimentação saudável com orientação nutricional acontecerão mensalmente, contabilizando 8 horas por mês em espaço cedido pelo município, com ambiente adequado a realização das oficinas. O projeto contará com a parceria do governo municipal, através da Secretaria de saúde e Departamento de Esportes, através das equipes multiprofissionais que realizarão avaliação, acompanhamento dos participantes, encaminhamento de pacientes, verificação de pressão, diabetes, dentre outras ações. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES FÍSICAS (SEMANAL) Segunda-feira Caminhadas orientadas Quarta- feira Academia ao ar livre Sexta-feira Alongamentos/ funcional CRONOGRAMA COM NUTRICIONISTA (MENSAL) Terça- feira Oficina de alimentação saudável com orientação nutricional

Objetivos do Projeto

Objetivo Principal: Ampliar e fortalecer a prática de atividades físicas e orientação nutricional junto aos idosos do município de Sul Brasil. Objetivos específicos: Desenvolver caminhadas orientadas junto aos idosos; Desenvolver atividades físicas orientadas nas academias ao ar livre com idosos; Desenvolver atividades grupais com exercícios funcionais e alongamento; Desenvolver oficinas de alimentação saudável e orientação nutricional junto aos idosos participantes do projeto; Proporcionar ações que melhore a capacidade funcional da pessoa idosa em seu estado de saúde físico, mental e social, reduzindo e/ou retardando o aparecimento de doenças típicas dessa fase; Contribuir na prevenção da obesidade e combate ao sedentarismo.

Justificativa do Projeto

Com um grande aumento na população idosa, são necessários mais ações que produzam qualidade de vida para esta faixa etária, atendendo as suas necessidades físicas, sociais e mentais, oportunizando que as pessoas idosas possam acessar os seus direitos e possuir um envelhecimento ativo e saudável enquanto cidadãos. A comunidade científica aponta que, quanto mais ativo se torna um indivíduo, mais benefícios e segurança ele terá na execução de suas atividades diárias, sendo assim, atividades que estimulam o movimento do corpo, podem restaurar e preservar a força da pessoa idosa, contribuindo na mobilidade das tarefas diárias, redução do sedentarismo, prevenção de quedas e consequentemente melhorando a qualidade de vida destes idosos. A prática de atividades físicas é benéfica para a pessoa idosa não só em relação a saúde física, mas também para a saúde mental e social, uma vez que se cria uma perspectiva diferente sobre o envelhecimento, formam-se redes de amizades, melhora-se a concentração, memória e raciocínio, melhora a qualidade do sono, elevando de forma significativa sua qualidade de vida. Sendo assim, a prática de movimentar o corpo contribui de forma significativa para a saúde em todos os aspectos, reduzindo significativamente as doenças típicas dessa fase da vida. Os cuidados com a alimentação e acompanhamento nutricional do idoso também se tornam fundamentais, pois é quando ocorrem mudanças fisiológicas significativas que prejudicam a nutrição adequada para o idoso, como as dificuldades de mastigação, diminuição de apetite e de paladar, além de fatores emocionais. Estes aspectos interferem diretamente nas refeições, o que ocasiona prejuízos no estado nutricional do idoso e leva à falta de nutrientes. Diante deste contexto, o Município de Sul Brasil, através do Fundo Municipal do Idoso, busca realizar ações que contribuam na qualidade de vida e no envelhecimento ativo deste público, bem como, atender a demanda do município, pois, atualmente a Academia de saúde vem atendendo somente casos pós cirúrgicos e tratamento pós covid, bem como, a profissional de Nutrição possui bastante demanda nos serviços prestados na Secretaria de saúde. E nesse sentido, o Projeto Mais Saúde – Ano I, tem o objetivo de ampliar e fortalecer as ações voltadas às práticas de atividades físicas e orientação nutricional com idosos do município de Sul Brasil, através de incentivo e acompanhamento de profissional de educação física, em caminhadas orientadas, nas academias ao ar livre e exercícios funcionais e alongamentos, aliando a orientação e oficinas de alimentação saudável com Nutricionista.

Público Alvo do Projeto

O público-alvo do projeto Mais Saúde- ano I, atenderá diretamente idosos do Município de Sul Brasil- SC.
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

49 3321 2800 | secretariaexecutiva@acichapeco.com.br

Av. Getúlio Vargas, 1.748 N, Chapecó/SC – 89805-000