O Município de Sul Brasil vem realizando diversas ações que contribuem na promoção do envelhecimento ativo e da qualidade de vida dos idosos, sendo em sua maioria atividades grupais e de atendimento as demandas locais. Dentre as atividades já realizadas estão projetos voltados ao canto coral, dança, ginástica artesanato, inclusão digital e demais ações inerentes a pessoa idosa, sendo realizadas de forma descentralizadas e inclusivas.
No primeiro momento, será realizado reunião entre Conselho do Idoso e demais envolvidos com o projeto e após haverá a abertura oficial do projeto Mais Saúde- Ano I, com divulgação para conhecimento da comunidade através dos meios de comunicação utilizados no Município. Será realizada licitação ou processo seletivo para contratação dos profissionais de Nutrição e Educação Física para prestar serviço ao projeto. As inscrições para participação ficarão abertas aos interessados, assim como, serão aceitos encaminhamentos realizados pela Secretaria Municipal de saúde. O projeto atenderá até 50 idosos, residentes no território do município. As aulas de atividades físicas serão realizadas 4 vezes por semana com duração de 20 horas semanais, sendo disponibilizado horários matutinos e vespertinos. As Oficinas de alimentação saudável com orientação nutricional acontecerão mensalmente, contabilizando 8 horas por mês em espaço cedido pelo município, com ambiente adequado a realização das oficinas. O projeto contará com a parceria do governo municipal, através da Secretaria de saúde e Departamento de Esportes, através das equipes multiprofissionais que realizarão avaliação, acompanhamento dos participantes, encaminhamento de pacientes, verificação de pressão, diabetes, dentre outras ações. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES FÍSICAS (SEMANAL) Segunda-feira Caminhadas orientadas Quarta- feira Academia ao ar livre Sexta-feira Alongamentos/ funcional CRONOGRAMA COM NUTRICIONISTA (MENSAL) Terça- feira Oficina de alimentação saudável com orientação nutricional
Objetivo Principal: Ampliar e fortalecer a prática de atividades físicas e orientação nutricional junto aos idosos do município de Sul Brasil. Objetivos específicos: Desenvolver caminhadas orientadas junto aos idosos; Desenvolver atividades físicas orientadas nas academias ao ar livre com idosos; Desenvolver atividades grupais com exercícios funcionais e alongamento; Desenvolver oficinas de alimentação saudável e orientação nutricional junto aos idosos participantes do projeto; Proporcionar ações que melhore a capacidade funcional da pessoa idosa em seu estado de saúde físico, mental e social, reduzindo e/ou retardando o aparecimento de doenças típicas dessa fase; Contribuir na prevenção da obesidade e combate ao sedentarismo.
Com um grande aumento na população idosa, são necessários mais ações que produzam qualidade de vida para esta faixa etária, atendendo as suas necessidades físicas, sociais e mentais, oportunizando que as pessoas idosas possam acessar os seus direitos e possuir um envelhecimento ativo e saudável enquanto cidadãos. A comunidade científica aponta que, quanto mais ativo se torna um indivíduo, mais benefícios e segurança ele terá na execução de suas atividades diárias, sendo assim, atividades que estimulam o movimento do corpo, podem restaurar e preservar a força da pessoa idosa, contribuindo na mobilidade das tarefas diárias, redução do sedentarismo, prevenção de quedas e consequentemente melhorando a qualidade de vida destes idosos. A prática de atividades físicas é benéfica para a pessoa idosa não só em relação a saúde física, mas também para a saúde mental e social, uma vez que se cria uma perspectiva diferente sobre o envelhecimento, formam-se redes de amizades, melhora-se a concentração, memória e raciocínio, melhora a qualidade do sono, elevando de forma significativa sua qualidade de vida. Sendo assim, a prática de movimentar o corpo contribui de forma significativa para a saúde em todos os aspectos, reduzindo significativamente as doenças típicas dessa fase da vida. Os cuidados com a alimentação e acompanhamento nutricional do idoso também se tornam fundamentais, pois é quando ocorrem mudanças fisiológicas significativas que prejudicam a nutrição adequada para o idoso, como as dificuldades de mastigação, diminuição de apetite e de paladar, além de fatores emocionais. Estes aspectos interferem diretamente nas refeições, o que ocasiona prejuízos no estado nutricional do idoso e leva à falta de nutrientes. Diante deste contexto, o Município de Sul Brasil, através do Fundo Municipal do Idoso, busca realizar ações que contribuam na qualidade de vida e no envelhecimento ativo deste público, bem como, atender a demanda do município, pois, atualmente a Academia de saúde vem atendendo somente casos pós cirúrgicos e tratamento pós covid, bem como, a profissional de Nutrição possui bastante demanda nos serviços prestados na Secretaria de saúde. E nesse sentido, o Projeto Mais Saúde – Ano I, tem o objetivo de ampliar e fortalecer as ações voltadas às práticas de atividades físicas e orientação nutricional com idosos do município de Sul Brasil, através de incentivo e acompanhamento de profissional de educação física, em caminhadas orientadas, nas academias ao ar livre e exercícios funcionais e alongamentos, aliando a orientação e oficinas de alimentação saudável com Nutricionista.