Idosos Multiplicadores

GRAVAÇÃO DA MATÉRIA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - Simone Rottava Ferrari

Nome da Entidade/Pessoa Proponente

Associação de Idoso Sempre Feliz- SC

CNPJ/CPF do Proponente

80626344000140

Segmento

Idosos

Área

Idosos

Data Inicio Projeto

14/09/2021

Data Final Projeto

15/02/2022

Município

Sul Brasil- SC

Responsável pelo Projeto

Simone Rottava Ferrari

PRONAC

Lei de Incentivo correspondente ao projeto

Lei Fundo Nacional do Idoso

Valor da Proposta

R$ 49.000,00

Valor Captado

R$ 0,00

Percentual Captado

0.00

Site do Proponente/Projeto

https://www.sulbrasil.sc.gov.br/

Descritivo sobre a Entidade proponente do projeto / Descritivo currículo pessoa proponente

A Associação de Idosos Sempre Feliz, proporciona espaço de acesso para realização de ações voltadas as políticas inerentes a pessoa idosa, no que se refere a atividades de prevenção, proteção e promoção e já possui experiência com atuação de projetos sociais voltados a cultura, inclusão social e digital, bem como, com o projeto ações dos Idosos Multiplicadores Maduros.

Etapas do Projeto

MÊS ATIVIDADES 1° MÊS Reunião entre os envolvidos no projeto e Conselho Municipal do Idoso Abertura oficial do projeto com divulgação para conhecimento da comunidade 2° MÊS Inscrições e busca ativa de idosos para serem Idosos Multiplicadores Contratação de instrutor(a) com habilidades na área de comunicação ou jornalismo para auxiliar e capacitar os idosos multiplicadores nas atividades de divulgação realizadas pelo projeto. 3° MÊS Capacitação para os Idosos Multiplicadores Monitoramento e avaliação 4° MÊS Planejamento das atividades e identificação de assuntos importantes e necessários a serem divulgado para os idosos da comunidade 5° MÊS 1ª Produção de material a ser elaborado e divulgado pelos idosos Multiplicadores para outras pessoas idosas do município. 6° MÊS Divulgação do material Monitoramento e avaliação 7° MÊS 2ª Produção de material a ser elaborado e divulgado pelos idosos Multiplicadores para outras pessoas idosas do município. 8° MÊS Divulgação do material 9° MÊS 3ª Produção de material a ser elaborado e divulgado pelos idosos Multiplicadores para outras pessoas idosas do município. Divulgação do material Monitoramento e avaliação. 10° MÊS 4ª Produção de material a ser elaborado e divulgado pelos idosos Multiplicadores para outras pessoas idosas do município. 11º MÊS Divulgação do material 12º MÊS Relatório final, avaliação das atividades executadas pelo projeto

Objetivos do Projeto

Objetivo Geral: Desenvolver materiais audiovisuais informativos, inerente a pessoa idosa, elaborados por idosos multiplicadores, a fim de propagar as informações através da internet, a fim de prevenir e incentivar pessoas desta mesma faixa etária na comunidade Objetivos específicos: • Realizar divulgações de assuntos inerentes a pessoa idosa, de acordo com a demanda de assuntos identificados pelos idosos multiplicadores como prioridades para esta faixa etária, bem como campanhas de prevenção; • Oferecer capacitação aos idosos multiplicadores, a fim de qualificar as ações realizadas no projeto; • Realizar atividades de forma participativa, com parcerias comunitárias e com a Rede de atendimento da pessoa idosa; • Desenvolver ações voltadas ao fortalecimento da pessoa idosa no combate as vulnerabilidades geradas pela pandemia do COVID-19.

Justificativa do Projeto

As tecnologias estão presentes no dia a dia das pessoas, com rápidas mudanças e assim a internet introduziu novas formas de acesso, facilitando o acesso a uma infinidade de informações. Esta forma de acesso contribui com o bem-estar e a qualidade de vida da pessoa idosa, seja através de acesso a informações, lazer ou demais ferramentas utilizadas e muito importante na prevenção do isolamento social e da depressão, estimulando também a atividade cerebral. Desta forma, o acesso a internet, contribui positivamente para o bem-estar do idoso, tanto por seu perfil informativo e lúdico, quanto pelo processo de aprendizagem desenvolvido no idoso. Ressaltamos que o isolamento recentemente vivenciado por conta da pandemia do novo coronavírus, onde os idosos, principal grupo de risco da doença, passaram a lidar ou aprender mais com as novas tecnologias através de celulares e aplicativos, os quais tornaram-se uma das principais ferramentas de acesso a serviços, informações e contato com familiares e amigos, contribuindo com a acessibilidade dos idosos num período de isolamento social. Neste período iniciou-se o projeto Multiplicadores maduros, conectando e fortalecendo idosos no enfrentamento ao coronavírus, o qual foi realizado no município de Sul Brasil, através de um grupo de idosos protagonistas, os quais foram capacitados e tornaram-se multiplicadores de informações para outros idosos, elaborando materiais e levando informação para outros idosos da comunidade, bem como identificando assuntos importantes que deveriam ser divulgados naquele momento. Estas ações estão fazendo uma diferença enorme na vida dos idosos, tanto dos Multiplicadores, como dos demais idosos da comunidade, proporcionando incentivos e auxiliando outros idosos na comunidade a se sentirem melhor e terem mais acesso à informação, desenvolvendo ação que vão além do enfrentamento ao isolamento social, mas sim valorização da experiência de vida e conhecimento enquanto pessoa idosa falando para outras pessoas idosas.

Público Alvo do Projeto

O público-alvo do projeto são idosos residentes no município de Sul Brasil.
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

49 3321 2800 | secretariaexecutiva@acichapeco.com.br

Av. Getúlio Vargas, 1.748 N, Chapecó/SC – 89805-000