Vim cantar pra você – Ano 1

Musicoterapia_2 - Simone Rottava Ferrari

Nome da Entidade/Pessoa Proponente

Associação de Idosos Sempre Feliz

CNPJ/CPF do Proponente

80626344000140

Segmento

Fundo do Idoso

Área

Fundo do Idoso

Data Inicio Projeto

09/07/2021

Data Final Projeto

31/12/2021

Município

Sul Brasil

Responsável pelo Projeto

Simone Rottava Ferrari

PRONAC

002/2021

Lei de Incentivo correspondente ao projeto

Lei Fundo Nacional Idoso

Valor da Proposta

R$ 33.000,00

Valor Captado

R$ 0,00

Percentual Captado

0.00

Site do Proponente/Projeto

Utiiza-se o site do município de Sul Brasil- SC: https://www.sulbrasil.sc.gov.br/

Descritivo sobre a Entidade proponente do projeto / Descritivo currículo pessoa proponente

A Associação de Idosos Sempre Feliz proporciona espaço de acesso para realização de ações voltadas as políticas públicas inerentes a pessoa idosa, no que se refere a atividades de prevenção, proteção e promoção, bem como, possui experiência na atuação de projetos sociais voltados a pessoa idosa.

Etapas do Projeto

Metodologia e cronograma: No primeiro momento, será realizado reunião entre Conselho do Idoso e demais envolvidos com o projeto e após haverá a abertura oficial do projeto Vim cantar pra você – Ano I, com divulgação para conhecimento da comunidade através dos meios de comunicação utilizados no Município. Será realizada licitação para contratação dos profissionais da área da música, os quais possuam habilidades com instrumentos musicais de viola, violão ou acordeon para prestar serviço ao projeto. A escolha destes instrumentos é em virtude dos costumes, cultura e tipos de músicas da preferência entre o público idoso de nosso município. As apresentações serão realizadas nas casas de idosos que se encontram em situação de isolamento em virtude de sua mobilidade reduzida, por estar acamado, solidão ou por e mais situações que acarretam para o idoso a impossibilidade de convívio comunitário. A identificação deste público-alvo será realizada e encaminhada pela equipe multidisciplinar do município das Secretarias de Saúde e Assistência Social, com a participação fundamental dos Agentes Comunitários de Saúde e parceria dos idosos Visitadores, os quais já realizam ações voltadas a idosos em seus domicílios. As visitas também serão acompanhadas por profissionais da equipe multidisciplinar, a fim de fortalecer o acompanhamento já realizado para estes idosos. O projeto atenderá aproximadamente 20 idosos, residentes no território do município, com base em informações encaminhadas pela Unidade Básica de Saúde. As atividades serão realizadas 1 vez ao mês na casa de cada idoso. Sendo necessário a disponibilidade do profissional prestar o serviço em horários matutinos e vespertinos, bem como, disponibilidade de veículo e combustível para locomoção até a residência dos idosos. Sendo então, necessária a contratação de 10 horas semanais para execução deste serviço para atender o público identificado.

Objetivos do Projeto

Objetivo Principal Proporcionar através da música, o atendimento domiciliar voltado para ações de enfrentamento ao isolamento social de idosos com saúde comprometida, impossibilitados de participar da vida comunitária. Objetivos específicos: Atender idosos com saúde comprometida, impossibilitados de participar da vida comunitária, identificados com demanda de atendimento domiciliar; Realizar apresentação musical por profissionais da área, junto a residência de idosos impossibilitado de participar da vida comunitária; Fortalecer o acompanhamento da equipe multiprofissional do município aos idosos em situação de isolamento; Mitigar o isolamento social dos idosos proporcionando momento de carinho e atenção e resgate da autoestima; Resgatar memórias afetivas através das músicas que fazem parte da vida do idoso visitado; Diminuir situações de solidão, baixa estima e depressão. Resultados esperados: Proporcionar mais qualidade de vida aos idosos sem convívio comunitário; Prevenir e reduzir situações oriundas do isolamento em decorrência da impossibilidade de convívio comunitário; Proporcionar momentos de cuidado, lazer e autoestima aos idosos; Melhorar o acompanhamento da equipe multiprofissional do município aos idosos em situação de isolamento;

Justificativa do Projeto

Dados do IBGE, nos mostram um grande aumento na população idosa para os próximos anos. No entanto, é necessário desde já, que sejam realizados incentivos que influenciem a qualidade de vida desta faixa etária, atendendo as necessidades físicas, sociais e mentais, oportunizando que as pessoas idosas possam acessar os seus direitos enquanto cidadãos. O envelhecimento vem acompanhado de muitas perdas, como a perda da autonomia, da liberdade, dos amigos, de parentes, do trabalho e do contato diário com os filhos. Todos estes fatores aceleram o envelhecimento, manifestando muitas vezes, situações de depressão, solidão, e diversas preocupações com a saúde, com as finanças ou com a família. Entre os fatores que têm se destacado como um potencial problema de saúde pública está o isolamento social relacionado a solidão, o qual interfere diretamente na qualidade de vida das pessoas e embora possa ser experimentado em qualquer fase da vida, é mais prevalente entre pessoas idosas, E se tratando de idosos acamados, a falta de estímulos aliada ao isolamento social podem causar solidão, depressão, ansiedade e até níveis de demência culminando em piora de funcionalidade e declínio da autonomia do idoso. E com a pandemia do novo coronavírus, esta situação torna-se ainda mais fragilizada, agravando as situações de vulnerabilidades tanto física, social e mental, as quais, necessitam de um novo olhar e de ações mais particularizadas. Neste sentido, o projeto Vim cantar pra você – Ano I, busca levar a música até a casa de idosos que estejam em situação de isolamento em virtude de sua mobilidade reduzida, por estar acamado, solidão ou por e mais situações que acarretam para o idoso a impossibilidade de convívio comunitário. E neste sentido proporcionar momentos de cuidado, alegria e convívio, bem como, fortalecer o acompanhamento da equipe multiprofissional do município aos idosos acompanhados, pois conforme a UBAM (União Brasileira das Associações de Musicoterapia), os benefícios da música para os idosos se mostra muito eficiente no sentido de retardar a degeneração do cérebro através de propostas que estimulam a criatividade, a memória, a atividade motora, bem como promove o bem estar e qualidade de vida.

Público Alvo do Projeto

O público-alvo do projeto Vim cantar pra você – ano I, atenderá aproximadamente 20 idosos do Município de Sul Brasil que se encontram em situação de isolamento em virtude de sua mobilidade reduzida, por estar acamado, solidão ou por e mais situações que acarretam para o idoso a impossibilidade de convívio comunitário.
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

49 3321 2800 | secretariaexecutiva@acichapeco.com.br

Av. Getúlio Vargas, 1.748 N, Chapecó/SC – 89805-000