A execução das atividades do projeto fundamenta-se na prática e
desenvolvimento das modalidades do handebol e basquetebol, com as
modificações necessárias, de acordo com as individualidades dos
alunos. Para alcançar os objetivos, é necessário organização,
coordenação, parceiros, alunos motivados e escolas apoiadoras.
O projeto não faz distinção de gênero, contemplando tanto meninos
quanto meninas. Os alunos são divididos em turmas no momento da aula
levando em consideração a quantidade e a idade dos participantes para
realizar as atividades. As aulas são ministradas de forma simples e
descontraídas, com utilização de dinâmicas específicas.
Entendendo o esporte como um instrumento importante no
desenvolvimento da pessoa, especificamente em crianças e
adolescentes, em sua dimensão física, mental, social e cultural, o
projeto Esporte Comunitário prevê atender cerca de 200 crianças e
adolescentes com faixa etária de 08 a 14anos, estudantes da rede
pública de ensino do município de Chapecó.
Além da prática das modalidades, o projeto visa a prática da
cidadania, envolvendo os participantes do projeto. Faz parte do projeto
um calendário com palestras educativas na área da saúde, prevenção e
educação, sob a coordenação dos profissionais da Unimed, observando a
realidade das crianças envolvidas, assim como, suas famílias e região
em que está sendo praticada esta atividade.
No início do ano letivo começa a organização do projeto, onde a
coordenação realiza uma reunião com todos os públicos envolvidos no
projeto: (coordenadores responsáveis, professores, escolas, parceiros e
demais interessados) a fim de socializar os objetivos e ações do projeto,
delegando as responsabilidades, para posterior formalização das
parcerias e padronizar as atividades oferecidas.
Também são realizadas as cotações e a compra de materiais e
contratação de serviços, como: lanche, professores, auxiliares, além da
tomada de preços com empresas de confecções para a aquisição dos
uniformes que constam dos seguintes itens: camisetas e bonés. Estes
uniformes promovem uma identificação do participante do projeto, além de proporcionar maior conforto e flexibilidade durante a
realização das aulas.
O processo de seleção consiste no interesse dos alunos em
participar do projeto, que tenham idade entre 8 e 14 anos, que tenham
uma frequência regular nas aulas, sendo exigido no mínimo 75% de
frequência. E uma condição imprescindível é que todos os alunos
estejam matriculados em escola pública.
Após a seleção dos alunos, ocorre o preenchimento de ficha de
inscrição, assinada pelos pais e/ou responsáveis. Em atendimento à Lei
Geral de Proteção de Dados, as informações sensíveis dos alunos e pais
serão descartadas após a aprovação da prestação de contas.
Ressalta-se que o projeto é oferecido aos alunos de forma gratuita,
não sendo cobrada nenhum tipo de taxa, mensalidade ou ingresso. No
decorrer do ano serão realizadas avaliações por meio de pesquisas com
os alunos e escolas, com o objetivo de perceber a relação entre o
projeto e a melhora nos estudos dos beneficiários diretos. A cada
bimestre a coordenação do projeto solicita às escolas os boletins dos
alunos para análise da frequência e rendimento escolar. Os
participantes do projeto também fazem uma avaliação oral e/ou escrita
expressando assim seu interesse no desenvolvimento das atividades
propostas.
Caso o resultado das avaliações não seja positivo, são realizadas
novas reuniões com a equipe de execução para definir estratégias que
contribuam para melhorar o desempenho.
Também são realizadas a cada trimestre uma reunião com os pais e/ou
responsáveis, para apresentação dos principais resultados. Nestes
encontros, ocorrem palestras para fortalecer a promoção e
prevenção à saúde.
Desenvolver nos alunos, habilidades físicas, psicomotoras e sociais,
oportunizando-lhes o acesso ao esporte e ao desenvolvimento de
cidadania, por meio de exercícios lúdicos e ações sócio educativas.
Além de promover o desenvolvimento através do esporte, o projeto
dissemina práticas cooperação e de promoção da saúde por meio de
atividades educativas, culturais e de lazer.
O Instituto Unimed Santa Catarina é constituído sob forma de associação. É uma pessoa jurídica sem fins lucrativos, de direito privado e de caráter educacional, cultural social, ambiental de pesquisa, desenvolvimento e de apoio às diversas manifestações de cidadania, com autonomia administrativa e financeira. O Instituto vem valorizando muitas ações sociais no Estado e uma delas é o estímulo ao esporte atendendo a crianças e adolescentes de escolas públicas. As modalidades variam conforme a região e o interesse dos participantes do projeto, sendo eles, tênis, futsal, handebol, futebol de campo, xadrez, atletismo, natação paraolímpica e surf. Os projetos do Instituto Unimed Santa Catarina destinam-se a comunidades em situação de vulnerabilidade social e procura desenvolver ações de responsabilidade social na área da criança e adolescente, jovens e portadores de deficiência. O municipio de Chapecó Desenvolve as modalidades de handebol e basquetebol, tendo em vista os esportes abordados no momento da educação física na escola e com pouco incentivo a preparação como “escolinhas”. O handebol é um esporte que exige concentração, habilidade, resistência física, agilidade e companheirismo, principalmente quando se está jogando em equipe, além de ser divertido e atraente. Outro aspecto relevante a ser pontuado, é a falta de oportunidade para o público infantil de dar continuidade a modalidade de handebol, em função da ausência de patrocínio por parte do poder público e privado. O basquete é um esporte coletivo que possibilita o desenvolvimento motor e psicológico amplo se praticado de forma correta sendo orientado por um bom profissional que respeite as limitações físicas e maturidade emocional dos praticantes. O esporte é um veículo para a educação, a sua prática implica na absorção de valores fundamentais como respeito ao próximo, regras de civilidade e convivência, disciplina e muitos outros. O esporte não deve ser limitado e acessado por poucos, deve favorecer a todos que tem interesse e disponibilidade. Não é objetivo principal transformar os participantes do projeto em atletas e sim orientá-los para o exercício da cidadania e contribuir para melhores índices de saúde e desenvolvimento, tanto dos alunos como de seus familiares. Ressalta-se que o Instituto Unimed Santa Catarina NÃO POSSUI CAPACIDADE DE ATRAIR INVESTIMENTOS, atendendo ao disposto no inciso II do artigo 24 do Decreto 6180/2007, em virtude do projeto Esporte Comunitário não possuir característica e finalidade de apelo comercial. Em relação à justificativa da conveniência de utilização de apoio financeiro com recursos incentivados, complementa-se ao descrito que o Instituto Unimed Santa Catarina procura desenvolver na comunidade em geral a cultura da doação. Desta forma, estimula as pessoas físicas a doarem parte de seus tributos em projetos cuja aplicação se dá na própria cidade, promovendo integração entre os envolvidos: governo, escola pública, comunidade e os beneficiários. O Instituto Unimed Santa Catarina tem a responsabilidade de acompanhar a execução do projeto, mobilizar equipes de trabalho voluntário e captar recursos de parceiros. O projeto também contempla outras atividades que visem à cidadania através de palestras, oficinas, trabalhos interdisciplinares, atividades culturais, com o intuito de formar cidadãos comprometidos com o seu futuro, com o futuro do município e com a qualidade de vida da região. Para isto conta com parceiros que auxiliam no desenvolvimento e na manutenção do projeto através de auxílios fundamentais como: ações educativas envolvendo palestras com profissionais abordando temas como: alimentação saudável, higiene, saúde bucal e cidadania. Por todas as ideias apresentadas, a execução deste projeto justifica-se pela comprovação de que o esporte proporciona a essas crianças e adolescentes mais qualidade de vida, promoção da saúde, fortalecimento das relações sócio afetivas, o desenvolvimento físico, mental e social, ampliando, assim, a concepção de direito ao esporte e lazer em todas as suas dimensões.