Associação Coral de Chapecó 43 Anos Cantando e Encantando

Associação Coral Chapecó

Nome da Entidade/Pessoa Proponente

Associação Coral de Chapecó

CNPJ/CPF do Proponente

83.2206749/0001-71

Segmento

Musica Canto Coral

Área

Cultura

Data Inicio Projeto

31/12/2018

Data Final Projeto

31/12/2021

Município

Chapecó – SC

Responsável pelo Projeto

Mario Bertoncello

PRONAC

186341

Lei de Incentivo correspondente ao projeto

Lei de Incentivo a Cultura

Valor da Proposta

R$ 384.064,13

Valor Captado

R$ 197.500,00

Percentual Captado

51.42

Site do Proponente/Projeto

www.coralchapeco.com.br

Descritivo sobre a Entidade proponente do projeto / Descritivo currículo pessoa proponente

A Associação Coral de Chapecó 1ª entidade cultural reconhecida em Chapecó como sendo de utilidade pública, fundada em 05/07/1975, tendo portanto 45 anos de história, já representou Chapecó participando de festivais em São Paulo e nos três estados do Sul, bem como no Chile, Argentina, Paraguai. Recebeu do Governo Catarinense a Medalha do Mérito Cultural Cruz e Souza, recebeu também da Prefeitura de Chapecó e da Assembleia Legislativa de SC uma placa comemorativa ao Centenário de Chapecó. Se apresentou na abertura dos maiores eventos de Chapecó. Esteve também na Rede Globo de Televisão e Cantou celebração na Basílica e Aparecida. Prestou homenagens a Chapecoense em dois anos seguidos após o acidente da Chape. Cantou na Inauguração do Centro de Cultura e Eventos, cantou os Hinos de Santa Catarina e do Brasil no Estádio Arena Conda por ocasião do último Jogo da Chapecoense contra o Palmeiras no acesso a série A do Brasileirão. Cantou por duas vezes na abertura de eventos da ADVB. São Muitas mãos que conseguiram manter essa importante instituição cultural nesses 45 anos de história. Segue currículo do Responsável.

Etapas do Projeto

Elaboração do Projeto, encaminhamento a Secretaria Especial de Cultura, Aprovação, Divulgação do projeto, Captação e Execução

Objetivos do Projeto

OBJETIVO GERAL: Fomentar e ampliar o trabalho da Associação Coral de Chapecó levando-o até às comunidades mais carentes proporcionando aulas de técnica vocal canto coral e música instrumental. Realizar a mostra do trabalho desenvolvido. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1- Levar o trabalho realizado pelo Coral até as comunidades mais carentes, realizando aproximadamente 1120 horas, para 300 alunos, de aulas de canto coral e música instrumental , num período de 10 meses. 2- Equipar o coral com novos instrumentos musicais( 5 teclados, 4 violinos, 25 violões), possibilitando com isso uma melhor aplicação das aulas aos alunos que puderem frequentar; 3- Realizar um festival – mostra de Natal para apresentar o resultado obtido com o projeto, para a comunidade de Chapecó e região.

Justificativa do Projeto

A Associação proponente escolhe o mecanismo fiscal disponibilizado pela Lei Rouanet, por ser uma das únicas formas de buscar investimentos na área da cultura, já está solidificada junto aos empreendedores, tem credibilidade. Por ser um projeto de sucesso, eis que o Coral já existe a 43 anos e se apresentou em inúmeras cidades e diferentes eventos. A novidade deste ano serão as oficinas de música e canto, que serão levadas aos bairros da cidade. Com os recursos arrecadados, além de levar o coral para várias apresentações, servirá para dar vida disseminando o canto coral, desenvolver os talentos locais nas mais diversificadas formas de canto e musicalidade, para tanto irá: – capacitar e incentivar dezenas de jovens nas práticas musicais e de canto coral; – Criar um efeito multiplicador, pois, na medida em que a sociedade reconhece que em função das oficinas a comunidade escolar reconhece que o rendimento dos alunos que participam do projeto pode melhorar, esta prática despertará interesses coletivos, ou seja, quanto melhor se torna o convívio, mais pessoas ,sabendo da causa, buscam atividades semelhantes, no caso, práticas culturais; – servirá de mecanismo de aproximação entre escola, família e sociedade, pois serão oferecidas oficinas de música para escolas de vários bairros; – multiplicará o exemplo do coral , através da circulação cultural, uma vez que faremos apresentações em outras cidades vizinhas e até participaremos de festivais regionais e receberemos outros projetos de canto coral; Por fim, a arte e a cultura estão intrinsecamente ligadas aos conceitos de cidadania e inclusão social, logo, este projeto cultural possui um forte caráter educativo. Como tal, respeita o caminho construído em conjunto com o aluno e privilegia as descobertas integradoras do mundo da experiência, do mundo sensível e do cotidiano, educando os jovens alunos para além da técnica musical, formando cidadãos potencialmente mais criativos, críticos e preparados para os desafios que a vida lhes reserva; – A música estimula o desenvolvimento cognitivo e psicomotor, da fala, da sensibilidade, do trabalho em equipe, e também da ética, por permitir a integração das diferenças. A música também permite exercitar a criação conjunta e a execução em equipe de manifestações artísticas diversas, como é a música e o canto coral; – Como resultados deste projeto, espera-se formar uma nova geração de instrumentistas, cantores e cidadãos, capazes de fazer da música um agente de promoção social e de enriquecimento cultural de todo o conjunto da comunidade, impactando as dimensões da identidade, do saber e do fazer profissional dos futuros alunos, que de outra forma não acessariam se tivessem condições é que poderiam pagar por algum curso dessa natureza. – Por fim, o fato de investir recursos públicos no local onde o povo está, e de forma a dar acesso gratuito a todas as oficinas e todas as apresentações, fomentará as atividades artístico-culturais de uma forma geral.

Público Alvo do Projeto

300 crianças jovens e adultos do Município de Chapecó
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

49 3321 2800 | acic@acichapeco.com.br

Av. Getúlio Vargas, 1.748 N, Chapecó/SC – 89805-000