Rainha Leona em: Milho espacial

CENÁRIO GERAL-Reino Bambini - REINO BAMBINI

Nome da Entidade/Pessoa Proponente

Reino Bambini

CNPJ/CPF do Proponente

30840915000176

Segmento

Área

Data Inicio Projeto

23/05/2021

Data Final Projeto

09/06/2022

Município

Chapecó

Responsável pelo Projeto

Cássia Elencia Cavalli

PRONAC

Pronac 202906

Lei de Incentivo correspondente ao projeto

Cultura

Valor da Proposta

R$ 217.051,01

Valor Captado

R$ 100.000,00

Percentual Captado

46.07

Site do Proponente/Projeto

www.reinobambini@gmail.com

Descritivo sobre a Entidade proponente do projeto / Descritivo currículo pessoa proponente

Eu sou a Cássia, irmã da Marina. Nós criamos a Rainha Leona há 5 anos e hoje ela tem vida própria. Quando a criamos, buscamos referências nas crianças que fomos, duas meninas do campo, curiosas, motivadas e valentes. Assim é a Leona. Só que ela foi além, ganhou características felinas e ficou metade leão, descobriu super-poderes, e tornou-se Rainha do seu reino, o Reino Bambini. A história completa da Leona, está nas obras publicadas: A jornada de Leona, Rainha Leona: a origem, Rainha Leona em uma viagem estelar (não publicada)..eu como organizadora, fico vendo a Marina, que é autora, escrever em tempo real…que experiência viu!!! Cada obra com cerca de 200 páginas. Diante de todo esse universo incrível, percebemos que Leona não tem limites, ela já saiu até da terra, então quer dizer que nas grandes obras não dá pra contar tudo. Foi aí que resolvemos contar outras aventuras dela em pequenas histórias que se transformam em experiência. A criança pega seu kit interativo e torna-se Leona: Como isso funciona na prática: Ela lê o livro interativo, coloca os acessórios da Leona que vem dentro, assiste ao filme animado, interage no game e depois, sai por aí curiosa, motivada e valente, como ela! Temos um conteúdo extremamente envolvente, que rende histórias inéditas e que pode levar boas marcas junto com a Leona, para os clientes futuros e suas famílias. As crianças experimentam algo único e entendem quem foi que as presenteou com isso, inclusive, pode ser feito através da Lei de incentivo fiscal, se quiser, estamos enquadradas na Rouanet. Aí essa história, está alicerçada em todo universo já construído da Rainha Leona, ele deriva das grandes obras, isso tem um enorme peso e valor né. Bom, nós somos apaixonadas pela Leona e pelas histórias e sentimos que dá pra dividir esse universo com você.

Etapas do Projeto

1. PRÉ-PRODUÇÃO (90 dias) ESTAMOS NESTA FASE LIVRO Confirmação de ficha técnica; Contratar profissionais envolvidos no projeto; Iniciar atividades de edição; Reservar espaço para ação cultural; FILME Formação da equipe de trabalho; Desenvolvimento dos personagens; Último tratamento do roteiro; Decupagens de direção; Desenvolvimento dos cenários e storyboards. JOGO DIGITAL Formação da equipe de trabalho; Desenvolvimento de modelagem dos personagens; Início dos trabalhos de programação. SÍTIO DE INTERNET Registro de domínio 2. PRODUÇÃO (300 dias) LIVRO Iniciar atividades de produção executiva; Revisar conteúdo; Iniciar tradução para o inglês espanhol; Fazer ajustes necessários ao conteúdo e ilustrações de capa; Produzir arte do expositor 3D; ISBN e Ficha catalográfica; Editar conteúdo do livro para versão final; Produzir texto para materiais de divulgação do projeto; Enviar o livro para a gráfica; Imprimir boneco; Realizar ajustes e enviar versão final para impressão na gráfica; Realizar acompanhamento junto à gráfica; Imprimir livros (inclusive em Braille); Imprimir expositores 3D. FILME Gravação de vozes dos personagens; Animação; Colorização; Mixagem de áudio e inserção de trilha sonora. JOGO DIGITAL Animação do personagem em 3D; Colorização; Programação do jogo digital; Mixagem de áudio e inserção de trilha sonora; Gravação de vozes do personagem. SÍTIO DE INTERNET Design de interface Programação Testes de Usabilidade CONTRAPARTIDA SOCIAL (AÇÃO CULTURAL) Agendamento de local, com cada escola; Confecção de Camisetas; Contratação de Fotógrafo; Impressão de materiais de divulgação; Contratação de profissional para Registro videográfico; Contratação de intérprete de Libras; Realização das oficinas. 3. PÓS-PRODUÇÃO (30 dias) LIVRO Realizar lançamento com ação cultural; Fazer registro fotográfico do lançamento com ação cultural; Fazer registro videográfico do lançamento; Divulgar na mídia o projeto (início a encerramento); Distribuir os exemplares. Providenciar pagamento de cachês respectivos, assim como dos demais profissionais envolvidos. Finalizar acompanhamento administrativo, auxiliando coordenador geral do projeto; Produzir relatório final do projeto; Escriturar e ordenar a prestação de contas das verbas incentivadas, utilizadas no desenvolvimento do projeto. FILME Finalização; Inserção de tradução em libras, audiodescrição e legenda; Realizar lançamento junto ao livro com ação cultural; Providenciar pagamento de cachês respectivos, assim como dos demais profissionais envolvidos. Finalizar acompanhamento administrativo, auxiliando coordenador geral do projeto; Produzir relatório final do projeto; Escriturar e ordenar a prestação de contas das verbas incentivadas, utilizadas no desenvolvimento do projeto. JOGO DIGITAL Finalização; Inserção de legenda e audiodescrição; Realizar lançamento junto ao livro e filme com ação cultural; Providenciar pagamento de cachês respectivos, assim como dos demais profissionais envolvidos. Finalizar acompanhamento administrativo, auxiliando coordenador geral do projeto; Produzir relatório final do projeto; Escriturar e ordenar a prestação de contas das verbas incentivadas, utilizadas no desenvolvimento do projeto. SÍTIO DE INTERNET Inserção de janela de libras e conversor de texto em voz; Providenciar pagamento de cachês respectivos, assim como dos demais profissionais envolvidos. Finalizar acompanhamento administrativo, auxiliando coordenador geral do projeto; Produzir relatório final do projeto; Escriturar e ordenar a prestação de contas das verbas incentivadas, utilizadas no desenvolvimento do projeto.

Objetivos do Projeto

Objetivo Geral: Produzir e publicar um livro infantil, realizar um filme curta-metragem de animação mothion graphic 2D de 2 minutos sobre as aventuras da Rainha Leona no planeta Grano, inspirado no livro, produzir jogo eletrônico com recursos de realidade aumentada, relacionado com o livro e desenvolver um sítio de internet para hospedagem e venda dos produtos. Objetivos específicos: – Conceber, editar, finalizar uma tiragem em 2.000 exemplares e distribuir um livro infantil trilíngue com acessório óculos e bracelete de papel, cartela de adesivos e 6 expositores 3D; Em virtude das medidas preventivas ao COVID-19, reitera-se que os expostiores serão colocados em espaços comerciais, como supermercados, permitindo que a criança tenha acesso a todo conteúdo através da câmera de seu celular, sem tocar em nada. Pode optar por adquirir o livro e contiuar a experiência em sua casa ou ainda, fazer o pedido online. – Desenvolver um filme de curta-metragem de animação 2D de 2 minutos, para aprofundar a experiência cultural e lançar desafios sobre o universo do milho com foco em crianças de 7 a 11 anos, com acesso por link no livro e no expositor, mas também disponível em canal do youtube. – Desenvolver um jogo eletrônico com recursos de realidade aumentada, conectado com o livro e ao expositor. – Desenvolver um sítio de internet para hospedar e vender os produtos, facilitando o acesso de casa para apreciação do conteúdo e compra dos livros. – Realizar 03 oficinas presenciais e totalmente gratuitas, visando a conscientização para a importância da arte e cultura como ferramenta educativa por intermédio do livro “Rainha Leona em: Milho Espacial” e os outros produtos transmídia, com duração de 02 horas cada, destinadas a 200 professores e alunos do ensino público (pelo menos 50%) e privado da cidade de Chapecó e região. – Distribuição de 200 livros em escolas públicas da região de Chapecó, com acesso gratuito e ilimitado ao filme e ao game. – Divulgar o projeto.

Justificativa do Projeto

Os produtos a serem produzidos retratam as aventuras da Rainha Leona, uma heroína agricultora que já está presente em duas obras publicadas: “A Jornada de Leona” e “Rainha Leona: A origem”. No livro infantil, bem como no filme, em um dos sonhos da personagem Leona, ela e Aslinho viajam pelo espaço num foguete e descobrem o planeta Grano, todo feito de milho e são recepcionados por Elote, o guardião do lugar. Experimentam o sabor do milho e como presente recebem uma semente dourada mágica, para que possam plantar em seu Reino. Mas algo a intrigou ao se virar na cama, ao seu lado, na mesa de cabeceira, estava a semente, tão dourada e brilhante quanto no sonho. Por mais misterioso e inexplicável que que fosse aquilo, ela sabia que era um presente vindo do espaço, e que era irrecusável! Através do jogo eletrônico com recursos de realidade aumentada, Leona irá aprofundar informações sobre a temática do produto principal e lançar desafios sobre o universo do milho, permitindo interações das crianças com a personagem. Os produtos são integrados entre si, permitindo uma experiência cultural completa quando utilizados em conjunto, por isso a necessidade de um sítio de internet próprio que reúna todos eles. Neste sítio, será viabilizada a compra dos livros, o link de acesso direto e gratuito ao filme hospedado no youtube, e a divulgação da ação cultural em Chapecó/SC. O sítio também permite que todo conteúdo possa ser acessado em casa, atendendo às medidas preventivas da COVID-19, conforme orientações da OMS. Através deste projeto é possível criar, comunicar e entregar valor para as pessoas através de um conjunto de produtos culturais trasmídia de acesso remoto, e no caso deste projeto, isso acontecerá com as crianças. Elas serão inspiradas pela forma como a personagem Rainha Leona age diante de situações específicas e mais do que isso, serão desafiadas e convidadas a praticarem em seguida, fortalecendo assim o aprendizado e o modelo mental de agir de forma pró-ativa, de compartilhar recursos e cultivar alimentos, por meio de ferramentas artístico-culturais. Como na história, todo Reino Bambini representa uma propriedade rural produtiva, com as lavouras, os pomares, açudes, animais, onde mostra o modo de vida no campo e todas as aventuras que Leona vive neste espaço, ela representa a criança do campo, porém com todos os traços da criança moderna, descolada, conectada, mas que mantém os valores e a simplicidade, além disso, sendo uma nobre, uma rainha. A proposta tem como objetivo promover uma experiência cultural sensorial através do livro, do filme de animação de curta-metragem e do jogo eletrônico interativo, por isso tem-se a necessidade de captar recursos para viabilizá-la, fomentando a produção do gênero no interior de Santa Catarina, já que os profissionais envolvidos neste projeto são de Chapecó – SC. Tendo isso em vista, a proposta se enquadra, principalmente, nos seguintes incisos do Art. 1° da Lei 8313/91: Inciso II – pois promove e estimula a regionalização da produção cultural, uma vez que a equipe técnica é quase que em sua totalidade, formada por profissionais do interior de Santa Catarina. Inciso VI – pois a partir do registro das histórias da população que vive no campo o projeto preserva a memória imaterial desta população; Inciso IX – pois prioriza um produto cultural de origem brasileira com alcance internacional. Já no que diz respeito ao Art. 3 da referida Lei, o projeto atende os objetivos da Lei ao fomentar uma produção cultural e artística de curta-metragem, estando enquadrado no Inciso II, alíneas “A”e “B”

Público Alvo do Projeto

Crianças de 7 a 11 anos
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