Projeto Vida Ativa – Ano I

AULAS.. - associacao de idosos

Nome da Entidade/Pessoa Proponente

Município de Sul Brasil- SC

CNPJ/CPF do Proponente

95990107000130

Segmento

Área

Data Inicio Projeto

08/07/2020

Data Final Projeto

31/12/2021

Município

Sul Brasil/SC

Responsável pelo Projeto

Simone Rottava Ferrari

PRONAC

Lei de Incentivo correspondente ao projeto

Fundo do Idoso

Valor da Proposta

R$ 36.000,00

Valor Captado

R$ 12.500,00

Percentual Captado

34.72

Site do Proponente/Projeto

https://www.sulbrasil.sc.gov.br/

Descritivo sobre a Entidade proponente do projeto / Descritivo currículo pessoa proponente

O proponente Município de Sul Brasil, já desenvolve desde 2017 projetos sociais através de fundos municipais ( FIA e idoso) com apoio de empresas através da lei de incentivo fiscal. O Município de Sul Brasil vem realizando diversas ações que contribuem na promoção do envelhecimento ativo e da qualidade de vida dos idosos, sendo em sua maioria atividades grupais e de atendimento as demandas locais, podendo citar aqui, o coral, a dança, a ginástica, o artesanato, inclusão digital e demais ações inerentes a pessoa idosa realizadas de forma descentralizadas e inclusivas.

Etapas do Projeto

METODOLOGIA E CRONOGRAMA: PRIMEIRO MOMENTO: Reunião entre Conselho do Idoso e demais envolvidos com o projeto Abertura oficial do projeto Vida ativa com divulgação para conhecimento da comunidade através dos meios de comunicação utilizados no Município. Inscrições para participação de interessados, busca ativa e encaminhamentos realizados pelas Secretarias Municipais. EXECUÇÃO: O projeto atenderá até 150 idosos nas oficinas, sendo oferecidos grupos formados por homens e mulheres. As oficinas serão realizadas na Academia de saúde e no Centro de Múltiplo Uso, localizados no centro do município, com periodicidade semanal para cada oficina. O projeto contará com a parceria do governo municipal, através da Secretaria de saúde, Secretaria de Assistência Social e Departamento de Cultura. A execução deste projeto será realizada durante o ano de 2021, iniciando as atividades, após a liberação de recursos. MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO: O projeto será coordenado pelo setor de coordenação de projetos sociais do município de Sul Brasil, bem como, acompanhado Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social e Departamento de Cultura. O CMI irá realizar a fiscalização, afim de acompanhar e prestar contas dos recursos recebidos no Fundo Municipal do Idoso, à empresa patrocinadora e demais órgãos legais e de controle. As reuniões de monitoramento e avaliação serão realizadas a cada 3 meses. PARCERIA E APOIO: Parceria da Secretaria de Saúde, através de profissional da Academia de saúde cedido para atuar como Instrutor nas oficinas de pilates, treinamento funcional e zumba. Profissionais do Departamento de Cultura, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Saúde que acompanharão o projeto; Transporte para realização das apresentações; Local para as reuniões; Local para execução das aulas

Objetivos do Projeto

Objetivos do Projeto
OBJETIVO PRINCIPAL
Aprimorar e fortalecer as ações voltada à prática de atividades físicas realizadas com idosos do município de Sul Brasil.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Oferecer oficina de pilates, treinamento funcional e zumba para idosos em parceria com a Academia de saúde do município;
• Oferecer oficina de dança aos idosos do município; • Desenvolver atividades ao ar livre voltado a idosos;
• Participar e desenvolver atividades em ações municipais;
• Proporcionar ações que melhore a capacidade funcional da pessoa idosa em seu estado de saúde físico, mental e social, reduzindo e/ou retardando o aparecimento de doenças típicas dessa fase.

Justificativa do Projeto

Os dados nos mostram um grande aumento na população idosa, sendo considerado necessário ações que produzam qualidade de vida para esta faixa etária, atendendo as suas necessidades físicas, sociais e mentais, oportunizando que as pessoas idosas possam acessar os seus direitos e possuir um envelhecimento ativo e saudável enquanto cidadãos. A comunidade científica aponta que, quanto mais ativo se torna um indivíduo, mais benefícios e segurança ele terá na execução de suas atividades diárias, sendo assim, atividades que estimulam o movimento do corpo, podem restaurar e preservar a força da pessoa idosa, contribuindo na mobilidade das tarefas diárias, redução do sedentarismo, prevenção de quedas e consequentemente melhorando a qualidade de vida destes idosos. A prática de atividades físicas é benéfica para a pessoa idosa não só em relação a saúde física, mas também para a saúde mental e social, uma vez que se cria uma perspectiva diferente sobre o envelhecimento, formam-se redes de amizades, melhora-se a concentração, memória e raciocínio, melhora a qualidade do sono, elevando de forma significativa sua qualidade de vida. Da mesma forma, a dança, além de ser uma atividade física, proporciona lazer, diversão e valoriza a cultura. A dança é capaz de gerar uma série de benefícios, como a atenção, concentração, percepção, ritmo, memória recente, estimulo as diversas atividades psicomotoras e cognitivas da pessoa idosa, além de melhorar a coordenação motora e o condicionamento físico e mental. Araújo, Fritzem e Oliveira (2015). Sendo assim, a prática de movimentar o corpo contribui de forma significativa para a saúde em todos os aspectos, reduzindo significativamente as doenças típicas dessa fase da vida. Diante deste contexto, o Município de Sul Brasil, através do Fundo Municipal do Idoso, busca parcerias na realização de ações que contribuam na qualidade de vida e no envelhecimento ativo deste público. E nesse sentido, o projeto Vida ativa tem o objetivo de aprimorar e fortalecer as ações voltadas às práticas de atividades físicas realizadas na academia de saúde e na dança com idosos do município de Sul Brasil, proporcionando meios para melhorar a capacidade funcional da pessoa idosa em seu estado de saúde, alcançando um bem estar físico, mental e social, reduzindo e/ou retardando o aparecimento de doenças típicas dessa fase, promovendo melhor qualidade de vida à população idosa.

Público Alvo do Projeto

Idosos
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

49 3321 2800 | acic@acichapeco.com.br

Av. Getúlio Vargas, 1.748 N, Chapecó/SC – 89805-000