Projeto Golfinho

7c477abb-7ff2-4476-911e-57501071fe46 - Fabiane Ribeiro

Nome da Entidade/Pessoa Proponente

Associação Corpo de Bombeiros Comunitário de Chapecó- ACOBOM

CNPJ/CPF do Proponente

04352188000198

Segmento

Área

Data Inicio Projeto

01/02/2022

Data Final Projeto

31/12/2022

Município

Chapecó/SC

Responsável pelo Projeto

Ten Cel BM Parizzoto e Nelci Jose Dall”agnol

PRONAC

004/2020

Lei de Incentivo correspondente ao projeto

FIA

Valor da Proposta

R$ 80.854,80

Valor Captado

R$ 0,00

Percentual Captado

0.00

Site do Proponente/Projeto

https://www.facebook.com/Bombeiros-Comunit%C3%A1rios-Chapec%C3%B3-20508926709859

Descritivo sobre a Entidade proponente do projeto / Descritivo currículo pessoa proponente

A Associação Corpo de Bombeiros Comunitários de Chapecó é uma associação civil de direito privado, dotada de personalidade jurídica própria, sem fins lucrativos. Possui sede situada junto ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina OBM de Chapecó, na Avenida Getúlio Dornelles Vargas, 1901-N, Bairro Passo dos Fortes, Chapecó, Estado de Santa Catarina. O Estatuto Social da Associação no seu Art. 1º alínea 2º, afirma, “sua atuação se faz junto ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, OBM Chapecó e tem por objetivos: “apoiar as atividades do Corpo de Bombeiros do Estado de Santa Catarina de capacitação e preparação da comunidade, através de noções práticas e teóricas de segurança, primeiros socorros, prevenção e reação a sinistros, visando a formação de força de defesa civil, coordenação e capacitação”. A Associação Corpo de Bombeiros Comunitários de Chapecó adota a abreviatura ACOBOM, dentro do Estado de Santa Catarina. Hoje seu número de associados é de quarenta e seis pessoas, entre bombeiros militares e bombeiros comunitários. A ACOBOM foi instituída em 20/03/2001 sendo composta por membros do Corpo de Bombeiros Militares profissionais e voluntários, bem como, de pessoas da comunidade, nos termos da art. 5º da Constituição Federal e do art. 3º do seu estatuto. Os sócios dividem-se em I-Ativos, II- Contribuintes, III- Honorários. Poderão compor o quadro de associados ativos da ACOBOM todo bombeiro militar, da ativa ou da reserva, que exerça suas atividades no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, e todo Bombeiro Comunitário da ativa que exerça suas atividades na Organização de Bombeiro Militar – OBM – de Chapecó. O Ingresso como sócio ativo, exige como pré-requisito que o candidato tenha no mínimo 18 anos, tenha bom conceito e irrepreensível conduta, bem como, ter aprovação no Curso de Formação de Bombeiros Comunitários, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Chapecó, devendo seu nome ser aprovado pela Diretoria. A ACOBOM apoia o CBMSC na realização de projetos sociais voltados a orientar crianças e adolescentes sobre prevenção de acidentes através dos Projetos Bombeiro Mirim e Golfinho, de forma voluntária e sem remuneração. Pois entende que investindo na prevenção através de orientações sobre acidentes domésticos, segurança aquática e prevenção contra incêndio ocorrerá a diminuição desses incidentes. Atualmente uma de suas principais atuações baseia-se em ações voltadas à prevenção de afogamentos, segurança aquática, prevenção de acidentes e apoio educacional.

Etapas do Projeto

A metodologia utilizada no Projeto Golfinho consiste basicamente de oficinas específicas, ministradas por Guarda-vidas militares e civis do CBMSC. As atividades do Projeto Golfinho serão executadas utilizando a seguinte metodologia: No mês de DEZEMBRO de 2021 definiremos os locais onde o Projeto será realizado, visando atender regiões distintas do Município de Chapecó. Em seguida, iniciaremos o primeiro contato com os clubes, estabelecendo o acordo de que nos dias em que o Projeto será realizado não será cobrado taxa de entrada nem de estacionamento e o clube estará aberto para os inscritos no Projeto da comunidade em geral. Ainda em Dezembro de 2021 iniciaremos os procedimentos necessários para adquirirmos os materiais necessários para executar o projeto de No mês de JANEIRO de 2022, iniciaremos a divulgação das atividades do Projeto bem como o INÍCIO DAS INSCRIÇÕES. Como forma de divulgação utilizaremos folders, banners e meios de comunicação (rádio, redes sociais, jornais escrito e televisivo). Para facilitar a inscrição, criaremos um site da internet, para que os pais/responsáveis possam realizar as inscrições de forma online, mas as inscrições também poderão ser realizadas no quartel do Corpo de Bombeiros de Chapecó pessoalmente, através do telefone ou nos locais de realização do Projeto, de forma antecipada. E entre os meses de Janeiro e Fevereiro 2022 iniciaremos a primeira etapa de EXECUÇÃO DO PROJETO GOLFINHO. E entre os meses de NOVEMBRO E DEZEMBRO de 2022 realizaremos a segunda etapa do projeto. METODOLOGIA, COM A DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES: As atividades são realizadas de duas formas, em duas manhãs com 04 horas de atividades cada ou durante um único dia com 08 horas de atividades, seguindo a organização descrita abaixo: 1º dia ou peŕiodo matutino: 1- Acolhimento, conferência de dados na ficha de inscrição e entrega dos Kits (regata, boné, sacochila e material de instrução). 2- Início das oficinas/treinamentos com aula teórica: Para realizar essa atividade utilizamos um folder educativo. 3- Momento do lanche (para participantes do projeto, responsáveis e irmãos que acompanharam as instruções). 4- Aula Prática: Momento em que os participantes do projeto realizavam as atividades na água e dependências dos Clubes. 2º (segundo) dia ou período vespertino 1- Acolhimento. 2- Continuação da aula teórica. Nesse momento realizamos a demonstração de materiais utilizados pelo Corpo de Bombeiros Militar e a atividade de Guarda Vidas Civis e militares . 3- Momento do Lanche (para os participantes do projeto, responsáveis e irmãos que acompanham as instruções). 4- Aula Prática: Momento em que os participantes do Projeto realizam as atividades na água e nas dependências dos Clubes. 5- Encerramento do projeto, entrega do certificado de conclusão do curso para cada um dos participantes do projeto, normalmente entregue aos pais e/ou responsáveis. 6- Momento de avaliação do Projeto.

Objetivos do Projeto

OBJETIVO GERAL: -Conscientizar em regiões com piscinas, camping e rios de Chapecó as Crianças, Adolescentes e a população local sobre prevenção, salvamento aquático, educação ambiental e cidadania. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: -Orientar crianças e adolescentes sobre práticas preventivas, segurança aquática e a reconhecer os ambientes perigosos; -Instruí-los sobre práticas de cidadania, preservação e educação ambiental; -Informá-los sobre o acionamento correto dos serviços de emergência em caso de necessidade; -Propagar orientações de segurança aquática para a comunidade. RESULTADOS ESPERADOS -Diminuir o número de afogamentos envolvendo crianças e adolescentes; – Que as crianças e adolescentes tenham conhecimento sobre os temas envolvendo Segurança Aquática, se preocupem com o meio ambiente e que saibam acionar o serviço de emergência de maneira correta em caso de necessidade; – Que a população Chapecoense e região, saiba como se prevenir para não ser uma vítima de afogamentos.

Justificativa do Projeto

Devido aos altos índices de afogamento em água doce ações educativas e preventivas precisam ser adotadas para salvar vidas. E o público de crianças/adolescentes são os mais vulneráveis a acidentes e afogamentos. Em Santa Catarina, o estudo realizado por Mocellin (2009, p. 54), demonstra que 72% dos registros de óbitos, por afogamento, ocorrem em água doce, ou seja, para cada óbito registrado em água salgada (litoral) temos o registro de 7 óbitos em água doce (interior do Estado). No oeste de Santa Catarina muitas pessoas, nos meses de verão, procuram rios e represas para banhar-se e praticar esportes e eventualmente acabam sendo vítimas de afogamento. A Associação Corpo de Bombeiros Comunitários de Chapecó e o Corpo de Bombeiros Militar de Chapecó acreditam que o afogamento não é um acidente e, por isso, concentra esforços na prevenção. Para diminuir a ocorrência de afogamentos, faz-se necessário a implementação de projetos preventivos de acidentes no meio aquático e o Projeto Golfinho tem se mostrado muito atrativo e eficiente em todo o estado de Santa Catarina e principalmente em Chapecó. Projeto Golfinho é um projeto de conscientização e prevenção sobre os perigos do meio aquático, que aborda também temas como cidadania e meio ambiente, destinado a crianças e adolescentes entre oito e quatorze anos e tem uma carga horária total de oito horas aula. O presente projeto visa adquirir recursos para suprir a necessidade da aquisição de uniforme, material gráfico e equipamentos para executar o Projeto Golfinho com 800 crianças e adolescentes em Chapecó, no ano de 2022.

Público Alvo do Projeto

Nosso objetivo é formar 800 crianças e adolescentes no Projeto Golfinho na faixa etária de 08 a 14 anos.
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

49 3321 2800 | acic@acichapeco.com.br

Av. Getúlio Vargas, 1.748 N, Chapecó/SC – 89805-000