A Associação de Ginástica Rítmica (AGIRC) criada em fevereiro de 2006, é uma entidade privada, sem fins lucrativos com estatuto próprio e diretoria eleita, formada por pais e responsáveis pelas atletas da equipe de rendimento. As atividades e treinamentos de GR são oferecidas no contra turno escolar, em espaços físicos específicos às atividades esportivas a serem desenvolvidas. Atendemos crianças e adolescentes, na faixa etária de 4 a 16 anos, sob a orientação de profissionais com especialização específica qualificada para dar suporte necessário ao desenvolvimento do atleta de forma plena para desenvolverem suas atividades esportivas. Neste sentido, a AGIRC possibilitou às crianças e adolescentes de Chapecó a integração, satisfação da necessidade social de realizar exercícios físicos, conhecer suas reais possibilidades e interesses, estimulando a responsabilidade pessoal, convivência com vitórias e derrotas. CURRÍCULO PESSOA PROPONENTE: Vanderléia Remos é formada em Matemática e Processos Gerenciais, atualmente trabalha no setor público e como mãe de atleta ajuda a desenvolver os projetos esportivos da Associação de Ginástica Rítmica de Chapecó.
Captar recursos para adquirir Uniformes e diferentes aparelhos de Ginástica Rítmica, para a AGIRC que através de seu projeto atende crianças e adolescentes com o objetivo de oportunizar o acesso às práticas esportivas. Este projeto é voltado para as crianças e adolescentes da comunidade de Chapecó- SC, com o objetivo de proporcionar o acesso e prática e vivência na modalidade esportiva da Ginástica Rítmica. Para as ações de desenvolvimento deste projeto, torna-se necessária a compra de collants (uniforme de competição obrigatório) e diversos aparelhos (maças, estilete, arco, bola, fitas, entre outros) de modalidades de Ginástica Rítmica para as crianças e adolescentes participarem dos treinamentos, eventos e competições.
A necessidade de adquirir tais materiais para as práticas esportivas de GR, deve ao fato de proporcionar as vivências e movimentos adequados às crianças e adolescentes praticantes do programa. Hoje as crianças participantes realizam as atividades compartilhando de aparelhos e tendo que arcar com os custos dos uniformes (Collant), o que dificulta a participação de muitas crianças, e consequentemente dificulta o processo de ensino aprendizagem, já que se sentem desestimuladas. A ginástica rítmica promove muitos benefícios motores, além de estimular o raciocínio, a percepção e a atenção, também possibilita que as atletas desfrutem da prática esportiva, das viagens em torneios e competições, dos novos amigos, aumento da autoestima; além de ser um importante meio de integração social ainda desperta grande incentivo para as atletas se dedicarem aos estudos. Para uma efetiva mobilização dos jovens, uma vinculação com valores construtivos para suas próprias vidas e para a sociedade, entendemos que os projetos devem atender a seus anseios e interesses já existentes. A GR atende muito bem essa necessidade, pois, como sabemos, ela mobiliza fortemente o interesse desse público. Acreditando que o esporte é um meio de educação integral de qualidade que as crianças e adolescentes estarão aptos a exercerem plenamente a sua cidadania. O projeto da AGIRC disponibiliza as ferramentas educacionais necessárias à aquisição de valores importantes para o convívio familiar e em sociedade, e ainda o desenvolvimento das habilidades motoras, bem estar, saúde e qualidade de vida que atendem às exigências do mundo moderno.