Resultado da convergência de esforços das lideranças da comunidade SAIC, Município e Estado nasce em 1982 o Centro Social Ilma Rosa De Nês, que entendendo a educação e o social como agente de inclusão e transformação, vem atuando ao longo dos anos na construção de um projeto que atenda às necessidades das famílias, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos; buscando gradativamente a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
O Conselho Comunitário dos Bairros SAIC e Jardim Itália (CSU) é uma entidade datada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, tem como finalidade promover ações comunitárias nas áreas de assistência social, educação, saúde, esporte, cultura, educação ambiental, cidadania e inclusão digital.
O Conselho comunitário regido pelo estatuto social consolidado, registrado em cartório, sob número 8131, folhas número 077, do livro A/45, fundado em 1982, tem como órgão deliberativo superior a Assembleia Geral, constituída pelos seus associados, fundadores e admitidos. Dirigido por um Conselho Administrativo eleito, composto de Presidente, e quatro Conselheiros Administrativos. Controlado por um Conselho Fiscal, de três membros titulares e um suplente; todos sem qualquer remuneração. Gerenciado por um Diretor Geral indicado, formado por profissionais especializados. Operacionalizado por profissionais multidisciplinares contratados através de parcerias e convênios. O CSU também conta com o apoio da sociedade civil que através de promoções sociais, doações e serviços voluntários.
A estrutura pessoal, atual do CSU compreende: Conselho Administrativo, Presidente, Direção Geral, Coordenações: Pedagógica, Financeira, Funcionários, Professores, educandos e usuários.
Neste contexto, o Conselho Comunitário dos Bairros Saic e Jardim Itália implementa no ano de 1995 o projeto Educação & Arte; em uma comunidade de classe operária, carente de acesso ao saber, a cultura, o esporte e lazer.
O projeto iniciou com 60 alunos em oficinas de teatro. Vários foram os motivos que levaram o Conselho Comunitário a criar o projeto Educação & Arte destinado às crianças e adolescentes (06 a 17 anos de idade), em período complementar a escola: a) Ociosidade do público alvo no período pós-escola; b) Constatação de grandes dificuldades de aprendizagem na área de língua portuguesa (relacionada à linguagem oral e escrita) e raciocínio lógico matemático. Através de contatos com as escolas de ensino fundamental e médio, frequentadas por nossos participantes, vimos que a maioria dos alunos precisam de estímulo ou ajuda para o aprendizado escolar; c) Diagnóstico sobre os problemas do público alvo na identificação e resolução das mais simples e corriqueiras situações problemas do cotidiano.
Acreditando que é somente através da educação integral de qualidade que as crianças e adolescentes estarão aptos a exercerem plenamente a sua cidadania; o projeto Educação & Arte disponibiliza as ferramentas educacionais necessárias a aquisição de valores importantes para o convívio familiar e em sociedade, e ainda o desenvolvimento das habilidades que atendem às exigências do mundo moderno e os saberes essenciais para uma vida digna.
Abordando assuntos relevantes, como: educação, cultura, saúde, família, meio-ambiente, valores, limites, violência, drogas e outros, o projeto Educação & Arte tem alcançado grande impacto social evidenciado no dia-a-dia de cada participante.
É notória a melhoria de relacionamento e convivência, de sociabilidade e inclusão, de elevação da autoestima, de uma maior consciência social, do avanço escolar, de desenvolvimento cognitivo, motor e emocional, de atitudes de respeito e solidariedade, de diminuição da violência e de melhoria da qualidade de vida das famílias e comunidade.
Atuando nas áreas de Educação, Arte, Cultura, Esporte e Inclusão Social, conta atualmente com oficinas de violão, teclado, percussão, dança, teatro, inclusão
digital, ginástica rítmica, futebol, tênis de mesa, voleibol e karate. O projeto vem desde a sua fundação cumprindo um papel importante de agregação, de socialização, de inclusão e transformação.
Para desenvolver este projeto, o Conselho Comunitário dos Bairros SAIC Jardim Itália conta com as parcerias da Prefeitura Municipal de Chapecó, Governo do Estado de Santa Catarina, além do apoio de voluntários e comunidade. O CSU conta com cooperação técnico-pedagógica pela cedência de servidor público, profissionais professores, para prestação de serviço especializado, celebrados através de convênios: Município de Chapecó – Secretaria de Educação. Recebe ainda doações de pessoas físicas e jurídicas.
O projeto Educação & Arte atende em média 350 crianças e adolescentes, mensalmente em horário complementar a escola, numa perspectiva de educação integral. O projeto vem construindo um legado cultural e social no município de Chapecó, Santa Catarina, tornando-se referência nacional em projetos sociais, conquistando por três vezes consecutivas o reconhecimento do UNICEF através do programa “Educação & Participação” (2003,2005 e 2007), como um dos 30 melhores projetos sociais do país. Em 2011 conquistou o premio de melhor projeto social da região sul e finalista nacional do Prêmio Itaú Unicef.
O projeto Educação & Arte é um importante instrumento de formação humana, nesta perspectiva, o Conselho Comunitário dos Bairros Saic e Jardim Itália deseja melhorar e ampliar o atendimento buscando novas parcerias para viabilização de recursos para implementar novas atividades.
No mundo da grande evolução tecnológica temos que cada vez mais acompanhar os passos dessa tecnologia, envolvendo toda nossa comunidade, sejam elas crianças, adultos e até mesmo idosos.
Por acreditar nessa possibilidade o Conselho Comunitário dos Bairros SAIC Jardim Itália trabalha num constante aprimoramento do Projeto Educação&Arte, que busca desenvolver competências tendo como um dos objetivos à inclusão digital. Essa inclusão é a democratização do acesso a tecnologias da informação, do conhecimento, com objetivo de permitir a introdução de todos que participam da sociedade para conhecimentos sobre a informática. Existe um consenso de que o domínio das novas tecnologias não apenas abre oportunidades de trabalho e de geração de renda, mas possibilita o acesso a fontes de informação e a espaços de sociabilidade que propiciam a busca coletiva de soluções para os problemas enfrentados pelas comunidades.
Uma metodologia que inova e transforma tecnologias em ferramentas pedagógicas, pode prender muito mais a atenção, participação e consequentemente o desenvolvimento de estudantes em geral promovendo inclusão digital, qualificação profissional e protagonismo juvenil, com a realização de cursos de informática básica, edição de multimídia digital (vídeos, música, web design, etc.) e oficinas sócio pedagógicas para prevenção de riscos sociais como violência, drogas, processo de discussão com os diversos atores a ela relacionados: profissionais das áreas de tecnologia da informação, entidades sociais, lideranças comunitárias, lideranças empresariais e, principalmente, os próprios adolescentes.
A Inclusão digital é um instrumento poderoso para a inserção social e construção da inteligência coletiva. Baseado nisto, propõe-se o projeto para inserção social baseada na tecnologia da Informática, que visa fornecer o conhecimento em informática aos cidadãos da comunidade na qual o Conselho Comunitário dos Bairros SAIC Jardim Itália está inserido, para que estes venham a ter a oportunidade de aprender a utilizá-la.
O Projeto “Inclusão Digital”, já fazia parte do Projeto Educação&Arte, vinha sendo desenvolvido desde o ano de 2010, contemplando mensalmente o atendimento 60 alunos, em diversas turmas de informática. No ano de 2014, foram suspensas as atividades devido ao furto de todos os computadores, da sala de informática. Pretende-se reabri-lo, por entendermos que é uma atividade que traz resultados benéficos para os educandos que frequentam a instituição.
Nesse projeto, vimos à necessidade para a sociedade do conhecimento digital, então serão desenvolvidas aulas de informática, que irá abranger os conhecimentos necessários para essa comunidade. É provado que utilizar o computador traz muitos benefícios, pois estimula o raciocínio, a percepção e a atenção, entre outros fatores tais como: experimentar a realidade virtual, as viagens pelo mundo através de uma máquina, os novos amigos, e uma diversidade de informações.
Para uma efetiva mobilização dos jovens para uma vinculação com valores construtivos para suas próprias vidas e para a sociedade entendemos que os projetos devem atender a seus anseios e interesses já existentes. A informática atende muito bem essa necessidade, pois, como sabemos, ela mobiliza fortemente o interesse desse público.
Este projeto encara a educação digital como uma maneira bem simples de passar as informações necessárias para a sociedade, analisando e promovendo cada conhecimento que o aluno tem sobre o termo informática. Um dos benefícios do aprendizado em informática, para a comunidade como um todo, é a satisfação pessoal, o aumento da autoestima, além do fato da Internet ter se mostrado um importante meio de integração social
Este projeto prevê a aquisição de equipamentos de informática que serão utilizados para a reequipar a sala de informática para o atendimento das crianças do Projeto Educação&Arte.
Portanto, buscamos junto ao FIA uma forma de buscar recursos financeiros para realizar as ações onde reativaremos o espaço para as aulas de Informática no CSU, bem como adquirir os recursos materiais e profissionais necessários.