Programa Bombeiro Mirim

Foto bm - Fabiane Ribeiro

Nome da Entidade/Pessoa Proponente

Associação Corpo de Bombeiros Comunitário de Chapecó- ACOBOM

CNPJ/CPF do Proponente

04352188000198

Segmento

Área

Data Inicio Projeto

02/02/2023

Data Final Projeto

20/12/2023

Município

Chapecó/SC

Responsável pelo Projeto

Ten Cel BM Parizzoto e Nelci Jose Dall”agnol

PRONAC

003/2020

Lei de Incentivo correspondente ao projeto

FIA

Valor da Proposta

R$ 97.493,13

Valor Captado

R$ 0,00

Percentual Captado

0.00

Site do Proponente/Projeto

https://www.facebook.com/Bombeiros-Comunit%C3%A1rios-Chapec%C3%B3-205089267098591

Descritivo sobre a Entidade proponente do projeto / Descritivo currículo pessoa proponente

A Associação Corpo de Bombeiros Comunitários de Chapecó é uma associação civil de direito privado, dotada de personalidade jurídica própria, sem fins lucrativos. Possui sede situada junto ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina OBM de Chapecó, na Avenida Getúlio Dornelles Vargas, 1901-N, Bairro Passo dos Fortes, Chapecó, Estado de Santa Catarina. O Estatuto Social da Associação no seu Art. 1º alínea 2º, afirma, “sua atuação se faz junto ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, OBM Chapecó e tem por objetivos: “apoiar as atividades do Corpo de Bombeiros do Estado de Santa Catarina de capacitação e preparação da comunidade, através de noções práticas e teóricas de segurança, primeiros socorros, prevenção e reação a sinistros, visando a formação de força de defesa civil, coordenação e capacitação”. A Associação Corpo de Bombeiros Comunitários de Chapecó adota a abreviatura ACOBOM, dentro do Estado de Santa Catarina. Hoje seu número de associados é de quarenta e seis pessoas, entre bombeiros militares e bombeiros comunitários. A ACOBOM foi instituída em 20/03/2001 sendo composta por membros do Corpo de Bombeiros Militares profissionais e voluntários, bem como, de pessoas da comunidade, nos termos da art. 5º da Constituição Federal e do art. 3º do seu estatuto. Os sócios dividem-se em I-Ativos, II- Contribuintes, III- Honorários. Poderão compor o quadro de associados ativos da ACOBOM todo bombeiro militar, da ativa ou da reserva, que exerça suas atividades no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, e todo Bombeiro Comunitário da ativa que exerça suas atividades na Organização de Bombeiro Militar – OBM – de Chapecó. O Ingresso como sócio ativo, exige como pré-requisito que o candidato tenha no mínimo 18 anos, tenha bom conceito e irrepreensível conduta, bem como, ter aprovação no Curso de Formação de Bombeiros Comunitários, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Chapecó, devendo seu nome ser aprovado pela Diretoria. A ACOBOM apoia o CBMSC na realização de projetos sociais voltados a orientar crianças e adolescentes sobre prevenção de acidentes através dos Projetos Bombeiro Mirim e Golfinho, de forma voluntária e sem remuneração. Pois entende que investindo na prevenção através de orientações sobre acidentes domésticos, segurança aquática e prevenção contra incêndio ocorrerá a diminuição desses incidentes. Atualmente uma de suas principais atuações baseia-se em ações voltadas à prevenção de afogamentos, segurança aquática, prevenção de acidentes e apoio educacional.

Etapas do Projeto

A metodologia utilizada pelo Programa Bombeiro Mirim consiste basicamente em seis instruções realizadas em sala de aula, uma aula prática sendo realizada no Quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Chapecó e do momento da formatura. As instruções são ministradas por Bombeiros Militares e Comunitários. Para o ano de 2023 o projeto será realizado entre os meses de Março e Dezembro para aproximadamente 1.700 crianças e adolescentes na faixa etária de 11 a 13 anos. Os alunos participantes do programa no primeiro dia de instrução recebem uma apostila do Bombeiro Mirim e no decorrer das aulas recebem o adesivo, com o número de emergência do Bombeiro, o adesivo do caminhão e o adesivo da ambulância No dia da visita ao quartel os participantes recebem uma camiseta do programa, um boné e um copo reutilizável. Nesse mesmo dia registramos uma foto de cada turma e ofertamos alimentação para os alunos sendo sanduíches, bebida láctea e frutas. Ao final da atividade entregamos um convite de formatura para que cada aluno leve para seus responsáveis com o objetivo de convidá-los para a formatura. No dia da formatura cada criança recebe o Certificado, um boné e uma foto impressa da turma (a qual foi registrada no dia da visita ao quartel). Com o objetivo de divulgarmos as ações desenvolvidas pelo projeto confeccionamos ao final de cada edição uma revista de informações e fotos do programa.

Objetivos do Projeto

OBJETIVO GERAL: Capacitar as crianças e adolescentes do 6º ano do ensino fundamental das escolas públicas de Chapecó para agirem de maneira preventiva em situações de riscos de acidentes, contribuindo para uma sociedade mais segura, através do desenvolvimento de práticas suplementares ao processo educativo que promovem o exercício pleno da cidadania. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: – Contribuir com os processos educacionais de aprendizagem, na melhora da relação entre professores e alunos, investindo também em inclusão social e no fortalecimento da convivência familiar e comunitária; – Auxiliar no desenvolvimento da personalidade, na orientação vocacional, na propagação da cultura da prevenção e no resgate de valores; – Colaborar com a diminuição das diversas expressões de violência no espaço escolar, procurando assim formar cidadãos mais preparados e conscientes do seu papel na sociedade – Orientar crianças e adolescentes sobre temas voltados aos sistemas preventivos contra incêndio e pânico, prevenção de acidentes doméstico, aquáticos e noções básicas de primeiros socorros; – Repassar orientações sobre o acionamento correto dos números de emergência e as consequências do trote.

Justificativa do Projeto

Analisando os dados educacionais de Chapecó é possível observar que a cidade possui uma taxa de escolarização, na faixa etária de 6 a 14 anos, de 98.4% (Dados IBGE 2010). Conforme dados da Secretaria de Educação de Chapecó (2020) 11.171 (onze mil cento e setenta e um) alunos estão matriculados entre o 1º e o 9º ano da rede pública municipal de ensino de Chapecó. A construção de um cidadão pleno de seus direitos e deveres passa cotidianamente por um banco escolar, seja ele de nível fundamental, médio ou superior. Considerando que as crianças e adolescentes estão expostos a diversas situações positivas e negativas, entre elas o sentimento de insegurança devido ao aumento da violência, da criminalidade, do consumo de drogas, dificuldades na relação entre professores e alunos, evasão escolar entre outros. Nessa perspectiva, faz-se necessário investir em Projetos e Programas socioeducativos no contexto escolar e é nesse viés que o Programa Bombeiro Mirim se insere nas escolas. O Programa Bombeiro Mirim é um instrumento de apoio pedagógico realizado pela Associação Corpo de Bombeiros Comunitários de Chapecó em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Chapecó e a Secretaria Municipal de Educação. Ele é realizado com as turmas de 6º ano do ensino fundamental das escolas públicas e privadas e visa contribuir com os processos educacionais de aprendizagem, na melhora da relação entre professores e alunos e entre alunos e professores. Além disso, busca auxiliar no desenvolvimento da personalidade dos alunos, na orientação vocacional, na propagação da cultura da prevenção, no resgate de valores morais contribuindo com a diminuição das diversas expressões de violência no espaço escolar, procurando assim formar cidadãos mais preparados e conscientes do seu papel na sociedade. O objeto desta proposta é adquirir recursos para a compra de material de instrução, uniforme, equipamentos e alimentação para executar o Programa Bombeiro Mirim no ano de 2023, com aproximadamente 1.700 alunos do 6º ano do ensino fundamental das escolas públicas de Chapecó.

Público Alvo do Projeto

Aproximadamente 1.700 alunos do 6º ano do ensino fundamental das escolas públicas de Chapecó.
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

49 3321 2800 | acic@acichapeco.com.br

Av. Getúlio Vargas, 1.748 N, Chapecó/SC – 89805-000