Ao analisarmos a sociedade atual, verificamos que os valores família, respeito, solidariedade, união entre outros, estão sendo deixados de lado por todos os segmentos. Faz-se necessário resgatar esses valores, ao seio do núcleo dos grupos sociais e locais, através de encontros, eventos, reuniões, rodas de chimarrão, uma prosa bem conduzida e pesquisas despertando na geração futura o fascínio, a paixão por nossa história. Sabedores de que a caminhada é longa, mas não impossível, que está em nossas mãos o destino de uma sociedade, onde somente evidenciam-se as falhas, mas não se apresentam soluções, não se apresentam caminhos. O Tradicionalismo é o movimento cultural onde os valores são reverenciados, são preservados e conservados, através das danças, das lendas, do respeito ao passado, enfim de toda uma história que leva aos caminhos dos portugueses que aqui chegaram e encontraram um povo com uma cultura única e que ao receber o estranho, também absorveu sua cultura, se criou nas campinas, no laço, na lide campeira, nas mãos do índio missioneiro, na contribuição dos jesuítas, nos caminhos dos Tropeiros, na fundação de cidades, na Revolução por uma causa nobre, no sentido de pertencer a uma raça que se orgulha do seu pago, se orgulha de sua simplicidade, que leva no peito a paixão e a decência de não perder a esperança de uma sociedade justa, afável em que haverá lugar para que todos possam desenvolver suas atividades sociais e profissionais com respeito e dignidade. Deve, o Tradicionalismo, operar com intensidade no setor infantil ou educacional, para que o movimento tradicionalista não desapareça com a nossa geração. As novas gerações, somente seguirão nossos passos por forças de impulsos que a educação lhes ministrar. Devemos assegurar que essa nova geração receba, de modo intensivo, aquela massa de hábitos, valores, associações e reações emocionais – o patrimônio tradicional, em suma – imprescindíveis para que o indivíduo se integre eficientemente na cultura comum, proporcionando alternativas culturais, para as crianças de 04 a 12 anos e suas famílias como ferramenta de lazer e resgate cultural mantendo assim as características dos grupos locais. Toda a cultura inclui uma série de técnicas que ensinam ao indivíduo, desde a infância, a maneira como comportar-se na vida grupal, e graças à Tradição, essa cultura se transmite de uma geração a outra, capacitando sempre os novos indivíduos a uma pronta integração na vida em sociedade. Os incisos do art. 1 da Lei 8313/91 que se enquadra o presente projeto são: I – contribuir para facilitar, a todos, os meios para o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais; II – promover e estimular a regionalização da produção cultural e artística brasileira, com valorização de recursos humanos e conteúdos locais; III – apoiar, valorizar e difundir o conjunto das manifestações culturais e seus respectivos criadores; IV – proteger as expressões culturais dos grupos formadores da sociedade brasileira e responsáveis pelo pluralismo da cultura nacional; V – salvaguardar a sobrevivência e o florescimento dos modos de criar, fazer e viver da sociedade brasileira; VI – preservar os bens materiais e imateriais do patrimônio cultural e histórico brasileiro; VIII – estimular a produção e difusão de bens culturais de valor universal, formadores e informadores de conhecimento, cultura e memória; IX – priorizar o produto cultural originário do País.