GUARDIÕES DA TRADIÇÃO

CTG QUERO QUERO.png POST - Magna Barp

Nome da Entidade/Pessoa Proponente

CTG COXILHA DO QUERO-QUERO

CNPJ/CPF do Proponente

78495744000111

Segmento

LEI ROUANET

Área

LEI ROUANET

Data Inicio Projeto

01/03/2024

Data Final Projeto

31/12/2024

Município

Chapecó

Responsável pelo Projeto

Magna Regina Tessaro Barp

PRONAC

235127

Lei de Incentivo correspondente ao projeto

Lei de Incentivo a Cultura

Valor da Proposta

R$ 348.507,50

Valor Captado

R$ 0,00

Percentual Captado

0.00

Site do Proponente/Projeto

https://www.instagram.com/ctgcoxilhadoqueroquero/

Descritivo sobre a Entidade proponente do projeto / Descritivo currículo pessoa proponente

Entidade social de cunho cultural que atua em Chapecó há mais de 20 anos e atende cerca de 200 crianças anualmente

Etapas do Projeto

Aulas de dança e tradição, apresentação

Objetivos do Projeto

Assegurar que a nova geração de gaúchos receba, de modo intensivo, o patrimônio imaterial tradicional, das danças, músicas, usos e costumes, poesias e lendas, imprescindíveis para que o indivíduo se integre eficientemente na cultura comum, como ferramenta de lazer e resgate cultural mantendo assim as características da sua identidade. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: – Realizar oficina semanal de dança tradicional gaúcha, com 2h de duração cada, ao longo de 12 meses para crianças de 4 a 12 anos; – Realizar oficina semanal de produção e Declamação de Poesias Gaúchas, com 2h de duração cada, ao longo de 12 meses para crianças de 4 a 12 anos; – Realizar 5 palestras de formação cultural, como ação de ampliação de acesso, com 1h15 min de duração cada, envolvendo tradicionalistas da cultura gaúcha, pais e professores; – Realizar um evento de apresentação de danças e de Declamadores de poesia ao final do projeto aberta ao público.

Justificativa do Projeto

Ao analisarmos a sociedade atual, verificamos que os valores família, respeito, solidariedade, união entre outros, estão sendo deixados de lado por todos os segmentos. Faz-se necessário resgatar esses valores, ao seio do núcleo dos grupos sociais e locais, através de encontros, eventos, reuniões, rodas de chimarrão, uma prosa bem conduzida e pesquisas despertando na geração futura o fascínio, a paixão por nossa história. Sabedores de que a caminhada é longa, mas não impossível, que está em nossas mãos o destino de uma sociedade, onde somente evidenciam-se as falhas, mas não se apresentam soluções, não se apresentam caminhos. O Tradicionalismo é o movimento cultural onde os valores são reverenciados, são preservados e conservados, através das danças, das lendas, do respeito ao passado, enfim de toda uma história que leva aos caminhos dos portugueses que aqui chegaram e encontraram um povo com uma cultura única e que ao receber o estranho, também absorveu sua cultura, se criou nas campinas, no laço, na lide campeira, nas mãos do índio missioneiro, na contribuição dos jesuítas, nos caminhos dos Tropeiros, na fundação de cidades, na Revolução por uma causa nobre, no sentido de pertencer a uma raça que se orgulha do seu pago, se orgulha de sua simplicidade, que leva no peito a paixão e a decência de não perder a esperança de uma sociedade justa, afável em que haverá lugar para que todos possam desenvolver suas atividades sociais e profissionais com respeito e dignidade. Deve, o Tradicionalismo, operar com intensidade no setor infantil ou educacional, para que o movimento tradicionalista não desapareça com a nossa geração. As novas gerações, somente seguirão nossos passos por forças de impulsos que a educação lhes ministrar. Devemos assegurar que essa nova geração receba, de modo intensivo, aquela massa de hábitos, valores, associações e reações emocionais – o patrimônio tradicional, em suma – imprescindíveis para que o indivíduo se integre eficientemente na cultura comum, proporcionando alternativas culturais, para as crianças de 04 a 12 anos e suas famílias como ferramenta de lazer e resgate cultural mantendo assim as características dos grupos locais. Toda a cultura inclui uma série de técnicas que ensinam ao indivíduo, desde a infância, a maneira como comportar-se na vida grupal, e graças à Tradição, essa cultura se transmite de uma geração a outra, capacitando sempre os novos indivíduos a uma pronta integração na vida em sociedade.

Público Alvo do Projeto

crianças e adolescentes
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