A Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (FUNDESTE) é resultado de um forte movimento comunitário que surgiu no início da década de 1970 objetivando a implantação do ensino superior em Chapecó e em outras cidades da região. Hoje mantenedora da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), do Instituto Goio-En, Escola Unochapecó e Pollen Parque C&T, a Fundeste é uma das pioneiras do ensino superior em Santa Catarina. Foi constituída com a finalidade de criar, estimular e difundir valores culturais e conhecimentos científicos voltados à formação cidadã e à integração comunitária. Para consecução de seus objetivos, desenvolve atividades de prestação de serviços e ensino em igualdade de condições para acesso e permanência do estudante, garantindo a liberdade de aprendizado, pesquisa e divulgação do pensamento e o pluralismo de ideias, através de gestão democrática como garantia de qualidade e valorização humana.
1. PRÉ-PRODUÇÃO (6 meses): – Reunião do grupo de trabalho; – Organização do cronograma de ações dos envolvidos com o Projeto; – Reunião com o prefeito de Chapecó, Fundação Cultural de Chapecó para logística e firmar parceria; – Reunião com Secretaria Municipal de Educação e 4ª Coordenadoria Regional de Educação para alinhar expectativas e informações do evento; – Firmar parcerias com entidades e empresas interessadas na profusão da leitura; – Contato com possíveis parceiros de comércio de livros locais e regionais para o comércio durante a Feira; – Definição e contratação dos convidados que irão participar da programação da Feira, sendo profissionais artistas, escritores, contadores de histórias, dentre outros; – Contratação de profissionais para envolvimento nas atividades, bem como os serviços necessários para a execução das mesmas; – Criação de logomarca e identidade visual da Feira; – Planejamento de comunicação e de mídia do evento; – Criação dos materiais de divulgação do evento; – Evento de lançamento previsto para 22 de março de 2023 (coletiva com a imprensa, autoridades locais e grupos envolvidos na Unochapecó); – Ações de assessoria de imprensa; – Divulgação do evento; – Encaminhamentos e liberações legais. 2. PRODUÇÃO (4 meses): – Montagem e organização dos espaços nos locais onde se realizarão as atividades; – Contratação de brigadistas; – Contratação de intérprete de libras; – Cotação e contratação dos serviços de terceiros; (ACHO QUE ENTRAM NA PRÉ-PRODUÇÃO) – Realização da Feira do Livro Chapecó e de suas atividades (previsão: 17 a 24 de Maio de 2023); – Visitação às escolas dos monitores contratados e treinados pela equipe da feira para visitação às escolas públicas do município de Chapecó – SC; – Formação de mediadores de leitura através de aulas remotas e presenciais. 3. PÓS-PRODUÇÃO (2 meses): – Avaliação da Feira; – Elaboração de Relatório de Atividades da Feira do Livro Chapecó; – Prestação de contas junto ao Ministério da Cidadania (em até 60 dias após a realização do evento)
OBJETIVO GERAL Propiciar meios e instrumentos de incentivo à leitura por meio da realização da Feira do Livro Chapecó, no estado de Santa Catarina, com duração de 12 (doze) dias a fim de promover o acesso cultural à comunidade e a formação de leitores, através de uma imersão literária via oferta gratuita do evento. É objetivo do presente projeto atender os seguintes incisos do artigo 02 do Decreto 10.755, de 2021, transcritos abaixo: I – valorizar a cultura nacional, consideradas suas várias matrizes e formas de expressão; A Feira do Livro Chapecó, um movimento multilinguagem engloba em sua programação diferentes manifestações artístico-culturais, promove e incentiva os grupos de artistas regionais. II – estimular a expressão cultural dos diferentes grupos e comunidades que compõem a sociedade brasileira; A Feira do Livro Chapecó, por ter em seu DNA a multilinguagem, a partir de grupos e artistas locais, insere e promove diferentes manifestações artístico-culturais na comunidade regional. V – incentivar a ampliação do acesso da população à fruição e à produção dos bens culturais; A Feira do Livro promove o teatro, a dança, a música, a literatura e contação de histórias, conectando escritores e artistas locais/regionais com estudantes das escolas públicas e com a comunidade da região oeste de Santa Catarina VI – fomentar atividades culturais com vistas à promoção da cidadania cultural, da acessibilidade artística e da diversidade; Um dos objetivos da Feira do Livro é, a partir das suas atividades multiculturais, desenvolver a sensibilidade estética em crianças, jovens e adolescentes. XV – contribuir para a implementação do Plano Nacional de Cultura e das políticas de cultura do Governo federal; e A Feira do Livro democratiza o acesso de estudantes de escolas públicas às diferentes linguagens artístico-culturais, ao livro e à literatura. OBJETIVOS ESPECÍFICOS a) Oferecer ao público gratuitamente, 2 atividades e 2 debates em torno da leitura que ampliem as perspectivas de mobilidade social e de visão de mundo; b) Movimentar o mercado literário através de encontro com no mínimo 2 editoras, 10 livrarias, distribuidoras, produtores, 8 autores nacionais, regionais e locais e a comunidade na cidade pólo da região oeste de Santa Catarina, promovendo ao menos 17 lançamentos de livros, 9 mesas temáticas, 2 saraus literários, 5 palestras para a comunidade de caráter literário e educativo. c) Dar visibilidade à produção literária, científica, técnica e artística da região Oeste de Santa Catarina d) Apresentar a leitura como um hábito prazeroso e de mudança social e cultural através de atividades interativas e multilinguagens para um público estimado de 40.000 pessoas. e) Ofertar gratuitamente Programa de Formação de Mediadores de Leitura contemplando 6 oficinas para formação de 360 profissionais da educação das escolas públicas e particulares. f) Ofertar gratuitamente 2 oficinas de 2h para responsáveis por bibliotecas escolares, capacitando 30 profissionais; g) Ofertar gratuitamente 1 oficina de 4h para formação de novos jovens leitores de escolas públicas; h) Disponibilizar 16 sessões com Intervenções Artísticos Culturais de 30min a 45min cada para estudantes da educação Infantil, dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e educação de jovens e adultos, da rede pública de ensino, bem como, da rede particular. i) Aprimorar o acervo literário das escolas públicas de Chapecó e região, por meio da oferta de vales livro às escolas participantes da feira, para aquisição de 3000 livros para fortalecer o acervo literário das bibliotecas escolares.
A região oeste de Santa Catarina, colonizada por italianos e alemães no início do século XX, constituiu-se em torno de uma cultura do trabalho, relegando iniciativas isoladas e tênues da arte e da produção cultural. Tais características limitaram o desenvolvimento intelectual e cultural da população desta região. Além disso, independente de pesquisas científicas sobre o tema, a observação cotidiana revela alguns indicadores sugestivos. O nível de conhecimento histórico e literário dos jovens que ingressam no ensino superior é extremamente baixo. Informações fornecidas por organizadores de concursos vestibulares indicam que o desempenho dos estudantes desta região no quesito “redação” é significativamente inferior ao dos jovens de outras regiões do estado. Esse fator tem sérias consequências no processo de desenvolvimento regional. Pesquisas indicam que o nível de informação de estudantes e professores do ensino médio sobre as transformações recentes no mundo do trabalho e sobre o atual processo de desenvolvimento globalizado é insatisfatório, revelando sérias dificuldades desses indivíduos em acompanhar os movimentos civilizatórios em curso no Brasil e no mundo, levando-os a não dispor de informações adequadas para embasar suas decisões profissionais. Tal dificuldade, notoriamente, é estendida aos empresários e outros agentes econômicos. Com base nessas premissas, pode-se intuir que, sem uma modificação significativa desse cenário, o desenvolvimento regional permanecerá aquém das necessidades e das potencialidades regionais. Nesse sentido, o papel da Universidade é extremamente relevante, pairando sobre ela a maior expectativa de liderança e articulação de diferentes atores sociais para uma intervenção transformadora nesse cenário. Historicamente, o hábito da leitura é um elemento de transformação social e de aquisição do conhecimento. Sendo assim, a percepção de que a grande região Oeste de Santa Catarina não possui um fórum central e amplo para sugerir e debater as ações em torno do livro e da leitura, situa a Unochapecó a propor a Feira do Livro Chapecó: um evento com duração de 8 (oito) dias que acontecerá em Chapecó (SC), local estratégico e de grandes perspectivas derivadas da posição entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A proposta da Feira surge em um momento em que a Unochapecó já adquiriu experiência na organização de feiras, atividades e eventos literários, como a Feira do Livro de Chapecó de 1999 (com a presença de autores como Ligia Bojunga Nunes, Ana Maria Machado, Fanny Abromovich, Moacir Scliar, entre outros) que contou com a visita de 32 mil estudantes de escolas de toda a região, a Festa do Livro, organizada desde 2001 dentro do campus, a Pró-Bienal do Livro em 2014 que contou com um público maior que 2.000 pessoas e Feira do Livro Chapecó 2017, realizada entre 24 à 26 de outubro de 2017, contou com um público superior a 8.000 pessoas, a Feira do Livro Chapecó 2018 (PRONAC 179674), realizada entre 17 à 21 de setembro de 2018 que contou com um público estimado em 20 mil pessoas, a Feira do Livro Chapecó 2019 (PRONAC 183860), realizada entre 17 à 21 de setembro de 2019. contou com um público estimado em 30 mil pessoas, além de outros eventos afins em parceria com entidades da região. Esta competência se deve, especialmente, ao investimento que a Unochapecó vem fazendo em muitas frentes como: a) a EDITORA ARGOS (e a Livraria Argos), criada em 1992 para a publicação de livros pertinentes para a comunidade regional; b) o LITERATÓRIO – Laboratório de Literatura, criado em 2003 que especializou-se em programas de leitura que possuem como eixo fundamental a contação de histórias para estudantes dos ensinos fundamental e médio da região de abrangência da universidade; c) CEOM – Centro de Organização da Memória do Oeste Catarinense. Criado em 1986, desenvolve trabalho de arquivo de documentos e imagens da região, trabalho arqueológico, projetos na área de memória realizados em conjunto com outras instituições e atividades permanentes com escolas da região. Além dessas atividades, a Universidade possui uma Coordenadoria de Extensão, um Setor de Comunicação e um Escritório de Projetos e Prestação de Serviços que planejam e desenvolvem diversos eventos culturais, artísticos, educativos, esportivos e sociais voltados ao crescimento e ao desenvolvimento da comunidade regional. A Feira do Livro Chapecó prevê uma programação artística e cultural variada e gratuita, a fim de atingir diversos públicos, mas tendo como foco principal estudantes dos dois gêneros do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de Chapecó, da região oeste de Santa Catarina e dos estados vizinhos Rio Grande do Sul e Paraná. Anteriormente à Feira, será executado um Programa de Formação de Mediadores de Leitura junto às escolas da região, onde o principal objetivo é familiarizar os estudantes com os autores e desenvolver o hábito e o gosto pela leitura. Pelo que foi exposto, a Feira do Livro Chapecó constitui-se como um evento essencialmente voltado à difusão do hábito da leitura entre o público e poderá tornar-se um fórum permanente para discussão e implementação de ações em torno do livro e da leitura na sua região de atuação. Visualiza-se também a contribuição com a integração cultural dos estados do Rio Grande do Sul e Paraná, bem como a aproximação dos livros e os leitores na tentativa de que a leitura e a escrita se tornem práticas constantes desta população, possibilitando assim, uma nova compreensão do mundo e novas formas de intervenção na vida pública e na vida privada. O projeto se enquadra com os incisos abaixo relacionados do Art.1º da Lei 8313/91: I – contribuir para facilitar, a todos, os meios para o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais; III – apoiar, valorizar e difundir o conjunto das manifestações culturais e seus respectivos criadores; VIII – estimular a produção e difusão de bens culturais de valor universal, formadores e informadores de conhecimento, cultura e memória; Também, o mesmo se enquadra com os objetivos abaixo relacionados do Art.3º da Lei 8313/91: I – incentivo à formação artística e cultural, mediante: c) instalação e manutenção de cursos de caráter cultural ou artístico, destinados à formação, especialização e aperfeiçoamento de pessoal da área da cultura, em estabelecimentos de ensino sem fins lucrativos; II – fomento à produção cultural e artística, mediante: e) realização de exposições, festivais de arte e espetáculos de artes cênicas ou congêneres; IV – estímulo ao conhecimento dos bens e valores culturais, mediante: a) distribuição gratuita e pública de ingressos para espetáculos culturais e artísticos; V – apoio a outras atividades culturais e artísticas, mediante: c) ações não previstas nos incisos anteriores e consideradas relevantes pelo Ministro de Estado da Cultura, consultada a Comissão Nacional de Apoio à Cultura.