Escolinha Uno Verde e Branca

Logo-variacoes_Prancheta 1 - Escritorio De Projetos E Prestacao De Servicos

Nome da Entidade/Pessoa Proponente

Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste – FUNDESTE

CNPJ/CPF do Proponente

82804642000108

Segmento

Área

Data Inicio Projeto

01/01/2023

Data Final Projeto

31/12/2023

Município

Chapecó/SC

Responsável pelo Projeto

Felipe Corbellini

PRONAC

2200629

Lei de Incentivo correspondente ao projeto

Incentivo ao Esporte

Valor da Proposta

R$ 590.374,71

Valor Captado

R$ 224.687,09

Percentual Captado

38.06

Site do Proponente/Projeto

https://www.unochapeco.edu.br/

Descritivo sobre a Entidade proponente do projeto / Descritivo currículo pessoa proponente

A Unochapecó historicamente possui relações de proximidade com o esporte, seja no contexto educacional, de lazer ou rendimento, especialmente pela parceria de longa data com a Associação Chapecoense de Futebol, pelas relações estabelecidas entre o clube e o curso de Educação Física e pelas parcerias da Instituição via Núcleo do Desporto Universitário com mais de 15 Associações esportivas da região. A instituição também mantém uma Academia Escola, aberta nos períodos matutino, vespertino e noturno, com atendimento ao público interno (estudantes, docentes e técnicos administrativos) e externo (comunidade em geral), possibilitando acesso às crianças e adolescentes participantes do projeto. O curso de Educação Física, através de programas e projetos de extensão, já ofertou atividades voltadas às práticas corporais no contraturno escolar para crianças e adolescentes, podendo citar os Projetos Esporte Emancipação e Formando pelo Esporte, que atenderam por volta de 200 crianças, utilizando a estrutura física da Instituição (ginásio poliesportivo, sala de dança, tatame para prática de esportes de combate, academia escola, setor de ginástica, campos de futebol), aproveitando a qualificação do corpo docente vinculado ao curso, com professores Doutores, Mestres e Especialistas com experiência prática no campo esportivo, por meio de atividades no âmbito acadêmico do ensino, pesquisa ou extensão e atividades externas a Universidade nos diversos campos de atuação do profissional de Educação Física. Aliado a isso, a capacidade técnico-operativa se sustenta na disponibilidade da Associação Chapecoense de Futebol ser parceira na oferta de uma escolinha de Futebol/Futsal com objetivos sociais, de forma gratuita para a população jovem, com o suporte dos profissionais do clube para garantir a qualidade do processo e estreitar as relações entre Universidade, Clube e comunidade.

Etapas do Projeto

Contratação de coordenador geral; Contratação de professor de Educação Física; Contratação de 2 bolsistas; Contratação de secretária; Divulgação do Projeto; Inscrição dos Participantes; Compra de Materiais; Desenvolvimento das atividades propostas no projeto; Avaliações e relatórios do Projeto.

Objetivos do Projeto

Proporcionar, no contraturno escolar, a formação e o desenvolvimento de habilidades para pleno exercício da cidadania de crianças e adolescentes na faixa etária de 05 a 18 anos, regularmente matriculadas na rede pública de ensino do município de Chapecó, a partir da prática das modalidades de Futebol e Futsal, entendendo o fenômeno esportivo como uma manifestação da cultura corporal de movimento.

Justificativa do Projeto

A prática esportiva, assim como a prática regular de atividades físicas, tem um papel fundamental na adoção de um estilo de vida mais saudável, com impactos positivos na promoção da saúde e na prevenção de uma série de doenças crônicas como obesidade, hipertensão, diabetes, entre outras. Para além desses benefícios, já bem documentados na literatura científica, o esporte tem também uma dimensão educativa, onde se pode promover o desenvolvimento de um conjunto de condições com potencial de contribuir para a formação cidadã. Considerando ainda que o Futebol e Futsal são esportes coletivos, de contato e confronto a todo momento, além do desenvolvimento físico-motor do praticante, a modalidade favorece as interações psicossociais, por meio de ações desenvolvidas coletivamente, entre companheiros e “adversários”, tendo como balizadora das condutas, as regras do esporte. Desse modo, o esporte proporciona uma série de oportunidades de ensino aprendizagem que vão além das habilidades e das características técnico-táticas da modalidade. Cabe destacar também que o desenvolvimento deste projeto promove um fortalecimento da relação entre a comunidade, a Universidade e a Associação Chapecoense de Futebol, com potencial para promover um processo de corresponsabilidade na formação das crianças e adolescentes que participarão do projeto e fortalecendo o compromisso das instituições com a comunidade de seu entorno. Outro aspecto relevante em relação ao desenvolvimento do projeto dentro da universidade, se refere ao enorme potencial para o desenvolvimento de ações a partir dos cursos de graduação, os quais podem contribuir para o processo de formação das crianças e adolescentes e, por conseguinte, da comunidade. Como contrapartida, os cursos de graduação poderão inserir estudantes em ações no âmbito do projeto que contribuam para a sua formação, tanto em relação à dimensão técnica de cada profissão, quanto em relação à dimensão humana e social, indispensáveis na formação de estudantes de graduação de qualquer área de atuação. De modo geral, o presente projeto atende a uma necessidade importante da comunidade local, considerando as escassas opções de atividades para crianças de baixa renda, sobretudo, no contraturno escolar.

Público Alvo do Projeto

Crianças e Adolescentes
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

49 3321 2800 | secretariaexecutiva@acichapeco.com.br

Av. Getúlio Vargas, 1.748 N, Chapecó/SC – 89805-000