Encontro Regional de Gaiteiros

Encontro Regional de Gaiteiros

Nome da Entidade/Pessoa Proponente

Jamir Camargo de Brum

CNPJ/CPF do Proponente

20.796.951/0001-26

Segmento

Música Instrumental

Área

Cultura

Data Inicio Projeto

05/03/2020

Data Final Projeto

05/03/2021

Município

Chapecó – SC

Responsável pelo Projeto

Jamir Camargo de Brum

PRONAC

200589

Lei de Incentivo correspondente ao projeto

Lei de Incentivo a Cultura

Valor da Proposta

R$ 69.162,50

Valor Captado

R$ 0,00

Percentual Captado

0.00

Site do Proponente/Projeto

Descritivo sobre a Entidade proponente do projeto / Descritivo currículo pessoa proponente

Jamir Camargo de Brum – Jhonny Camargo – Produtor, compositor, cantor e apresentador o autodidata tem em sua história profissional, mais de 40 anos dedicados a arte da Música. Já são vários CDs, vídeo-clipes produzidos para artistas conceituados e várias composições gravadas por outros artistas. Gravou 03 LPS em dupla e dois CD’s solo. Soma ao seu currículo a produção de shows consagrados como Chitãozinho e Xororó, Leonardo, Teodoro e Sampaio, Daniel, Padre Antônio Maria entre outros. Como apresentador ancorou programas no rádio e na TV, dentre elas SBT SC e RBS TV.

Etapas do Projeto

Objetivos do Projeto

Objetivo Geral – Realizar um encontro regional de gaiteiros, reunindo também, centro de tradições gaúchas – CTG’S (convidados), evidenciando a cultura gaúcha através de apresentações de música instrumental (gaiteiros) e danças tradicionais. Objetivos Específicos – Realizar 10 apresentações de gaiteiros do município e região; – Realizar 02 apresentações de danças tradicionalistas gaúchas; – Valorizar e difundir os costumes do povo gaúcho, em um evento de cultivo à tradição gaúcha; – Promover o intercâmbio cultural entre artistas através das apresentações; – Ofertar a população, momentos de cultura e lazer; – Realizar 01 palestra como contra partida social do projeto.

Justificativa do Projeto

Procurando valorizar o cultivo da arte e da cultura, por meio desse projeto, sensibilizaremos a sociedade sobre a importância do respeito sobre os mesmos. Iremos fundamentar a tradição como ferramenta de fomento a igualdade, e a inclusão social, defendendo um encontro para cultuar os costumes culturais gauchescos. O Encontro regional de Gaiteiros mostrado-se um projeto promissor para propagação e valorização da cultura gaúcha, em um dos estados que mais cultua esta cultura. Sendo assim, objetivando fazer uma integração, ainda mais sólida, entre manifestações culturais diferentes dos dois estados (SC x RS), estamos propondo a realização do encontro de Gaiteiros, onde além do instrumento máster da música gaúcha (gaita), que será mostrado e estudado, serão realizadas também a exposição de gaitas, apresentações de danças gaúchas, em um único evento. A gaita, que é o instrumento que embala principalmente a dança gaúcha, também, fará o pano de fundo para as outras danças. Por fim, citamos que com o projeto pretende-se difundir a arte da tradição gaúcha na região, valorizar artisitas locais e regionais e contribuir significativamente para a valorização da cultura tradicionalista, na região. O presente projeto atende os artigos 1° e 3° da lei 8.313, conforme abaixo; Artigo 1° I – contribuir para facilitar, a todos, os meios para o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais; II – promover e estimular a regionalização da produção cultural e artística brasileira, com valorização de recursos humanos e conteúdos locais; III – apoiar, valorizar e difundir o conjunto das manifestações culturais e seus respectivos criadores; V – salvaguardar a sobrevivência e o florescimento dos modos de criar, fazer e viver da sociedade brasileira; VII – desenvolver a consciência internacional e o respeito aos valores culturais de outros povos ou nações; VIII – estimular a produção e difusão de bens culturais de valor universal, formadores e informadores de conhecimento, cultura e memória; IX – priorizar o produto cultural originário do País. Artigo 3° II – fomento à produção cultural e artística, mediante: c) realização de exposições, festivais de arte, espetáculos de artes cênicas, de música e de folclore;

Público Alvo do Projeto

Publico em Geral – Palestra (ensino básico/fundamental)
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

49 3321 2800 | acic@acichapeco.com.br

Av. Getúlio Vargas, 1.748 N, Chapecó/SC – 89805-000