Circulação espetáculo Foi Coisa de Saci

WhatsApp Image 2022-06-10 at 09.28.34 - Cia ContaCausos

Nome da Entidade/Pessoa Proponente

Nossa Maloca Produções Artísticas LTDA Me

CNPJ/CPF do Proponente

19184177000113

Segmento

191910

Área

Data Inicio Projeto

30/07/2021

Data Final Projeto

30/12/2022

Município

Chapecó/SC

Responsável pelo Projeto

Josiane Aline Geroldi

PRONAC

Lei de Incentivo correspondente ao projeto

Cultura

Valor da Proposta

R$ 184.892,39

Valor Captado

R$ 178.800,00

Percentual Captado

96.70

Site do Proponente/Projeto

www.contacausos.com.br

Descritivo sobre a Entidade proponente do projeto / Descritivo currículo pessoa proponente

Criada em 2010 pela atriz e contadora de histórias Josiane Geroldi, a Cia CONTACAUSOS tem focado sua produção artística na pesquisa e montagem de espetáculos narrativos pautados nas histórias e na sabedoria da cultura popular oral brasileira. ​ Desde a sua criação a Cia já se apresentou em diversos municípios e estados brasileiros: Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Espírito Santo, Piauí, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Maranhão e Pará. Em 10 anos de intensa atividade, a ContaCausos já estreou 09 espetáculos narrativos que se destacam pela pesquisa, cuidado estético e poético, e conta sempre com a contribuição e parceria de profissionais de diferentes áreas do conhecimento: letras, música, designer, artes visuais, audiovisual, patrimônio e antropologia. No repertório, 4 espetáculos contam com a parceria de outros artistas, direção de outras Cias e diretores teatrais Catarinenses. Com os espetáculos, tem participado de importantes festivais de contadores de histórias, teatro, artes integradas e projetos de fomento e circulação literária de instituições como o Sesc, Sesi, prefeituras, fundações e centros culturais. Além de ter seu trabalho reconhecido e premiado em ações do Ministério da Cultura e da Funarte – Fundação Nacional da Artes e no Edital de fomento das linguagens artísticas do município de Chapecó/SC. Além dos espetáculos, oficinas e projetos de circulação pelo território nacional, em 2018 a Cia Inaugurou a sua Sede na Linha Tafona, Zona Rural de Chapecó/SC com o projeto Nossa Maloca – Sítio Cultural. Que propõe atividades mensais abertas ao público para vivências, oficinas e apresentações artísticas. A sede também recebe escolares para o circuito de contação de histórias, atividades de mediação de leitura e brincadeiras tradicionais na roça.

Etapas do Projeto

PRÉ-PRODUÇÃO – Duração 3 meses Cadastramento e acompanhamento do projeto no Salic Web Viabilizar a captação de recursos Planejamento e preparação para a montagem e circulação do espetáculo Produção e adaptação dos cenários e figurinos Realização das contrapartidas sociais Divulgação do projeto PRODUÇÃO – Duração 8 meses Locação de serviço de transporte para circulação do espetáculo Locação de serviços de som e luz para o espetáculo Circulação do espetáculo pelos municípios de abrangência da proposta Divulgação do projeto PÓS-PRODUÇÃO – Duração 1 meses Elaboração do Relatório de cumprimento do objeto do projeto Prestação de contas ao Patrocinador.

Objetivos do Projeto

Objetivos Gerais · Compreender as narrativas orais populares do Brasil, especialmente as histórias de Saci-Pererê, esse importante personagem do nosso folclore; · Fomentar a curiosidade e aguçar a imaginação das crianças, motivando-as a conhecer mais sobre as histórias e personagens do folclore brasileiro; · Distribuir gratuitamente os produtos do projeto, por meio da circulação do mesmo em espaços públicos e/ou privados, com entrada franca; · Contribuir para facilitar, a todos, os meios para o livre acesso às fontes da cultura e das linguagens artísticas; · Viabilizar a formação de público por meio de ações de contrapartidas sociais com professores e alunos do ensino fundamental na área de atuação do projeto. Objetivos Específicos · Realizar 10 ações formativas e culturais de contrapartidas sociais com professores e alunos do ensino fundamental, dos municípios de abrangência do projeto; · Planejar e realizar a circulação de 24 apresentações do espetáculo “Foi coisa de Sasi”, com entrada franca, em espaços públicos e/ou privados dos municípios envolvidos na iniciativa.

Justificativa do Projeto

Contar histórias, compartilhar a sabedoria popular, e dar voz à cultura oral do Brasil são objetivos da Nossa Maloca Produções Artísticas, antiga Nossa Maloca Cultural, que se propõe a pesquisar, registrar e difundir a arte da narrativa oral, através da produção e apresentações de espetáculos de narração de histórias. Desde sua criação (2013), tem se apresentado em escolas, centros comunitários, universidades, feiras de livros, bibliotecas, maratonas de contos, festivais, programas e projetos do Sesc e Sesi em diversos Estados Brasileiros. A Nossa Maloca Cultural, por meio de sua administradora Josiane Aline Geroldi, pesquisa as diferentes narrativas orais populares, suas recorrências, temáticas, personagens e transforma estes conhecimentos em espetáculos que são devolvidos ao povo brasileiro. Assim nasceu o espetáculo “Foi coisa de Saci” que visa apresentar as histórias de Saci-Pererê, esse importante personagem do nosso folclore, fomentando a curiosidade e aguçando a imaginação das crianças de forma impressionante. Em nossos processos de pesquisa e montagem de espetáculos, contamos com a participação de profissionais de diferentes áreas: Letras, artes visuais, designer, patrimônio, história e música. Com a soma dos conhecimentos destas diferentes áreas, a Nossa Maloca Cultural já estreou oito espetáculos, que se destacam pela pesquisa do patrimônio imaterial, cultura popular e pelo cuidado estético e poético. A proposta também visa realizar ações formativas e culturais gratuitas de contrapartidas sociais, envolvendo professores e alunos do ensino fundamental dos cinco municípios de abrangência do projeto. Nesse sentido, estamos buscando apoio da Lei de Incentivo a Cultura por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), com a finalidade de captar os recursos necessários para realização da iniciativa. A proposta enquadra-se nos incisos I, II e VIII do artigo 1º da Lei 8.313/91: I – contribuir para facilitar, a todos, os meios para o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais; II – promover e estimular a regionalização da produção cultural e artística brasileira, com valorização de recursos humanos e conteúdos locais; VIII – estimular a produção e difusão de bens culturais de valor universal, formadores e informadores de conhecimento, cultura e memória; A proposta prevê o alcance dos objetivos listados nos incisos II e IV do Art. 3º da referida lei: II – fomento à produção cultural e artística, mediante: c) realização de exposições, festivais de arte, espetáculos de artes cênicas, de música e de folclore; IV – estímulo ao conhecimento dos bens e valores culturais, mediante: a) distribuição gratuita e pública de ingressos para espetáculos culturais e artísticos; b) levantamentos, estudos e pesquisas na área da cultura e da arte e de seus vários segmentos.

Público Alvo do Projeto

Público Alvo: infantil e infanto-juvenil dos programas de Assistência Social e da Rede Pública de ensino e professores da educação infantil e ensino fundamental dos municípios de abrangência da proposta
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

49 3321 2800 | secretariaexecutiva@acichapeco.com.br

Av. Getúlio Vargas, 1.748 N, Chapecó/SC – 89805-000