A engrenagem social é marcada por transformações de boas ideias implantadas por pessoas e entidades. Na Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) encontramos, constantemente, mentes ávidas por movimentar e desenvolver a região. O Portal Social é um dos exemplos de atitudes que contribuem com a comunidade e podem ser concretizadas de uma forma simples. Hoje a possibilidade de destinação é de R$ 21 milhões na plataforma com 30 projetos cadastrados.
O ex-presidente da ACIC – gestão 2020/2022 – Nelson Eiji Akimoto, lançou o Portal Social como conexão entre causas sociais, que possuem projetos habilitados em captar recursos por meio de empresas ou por pessoas físicas que têm o potencial de fazer destinação por meio do Imposto de Renda.
“É inegável a importância dos recursos que permanecem na região por intermédio dos projetos encontrados no Portal Social,” menciona o empresário. “A destinação resultará na materialização de um número significativo em atendimentos que terão impactos positivos na vida da comunidade em diversos setores sociais, culturais, esportivos, de saúde, acolhimento à infância e adolescência e também para o bem-estar do idoso. Portanto, mantêm-se os recursos locais para beneficiar a região por meio de programas comunitários, sem precisar ir para Brasília para redistribuir de forma irrisória.”
Akimoto ressaltou a garantia da destinação correta dos recursos, que contribuirá para o desenvolvimento regional, envolvendo fiscalização, participação e gerando impactos positivos por meio de uma ação inteligente. “Participando dessa ação de ambos os lados, sinto-me muito feliz ao ver a conexão acontecer, embora também me sinta desafiado por saber que ainda temos um grande potencial a ser captado. Por isso, é crucial ampliarmos a divulgação e tornarmos acessível essa oportunidade a todas as empresas do Lucro Real, que podem destinar até 9% do imposto devido, e a todas as pessoas físicas que declaram Imposto de Renda.” Outra vantagem, para as entidades que captam os recursos, é possibilitar que desempenhem seu propósito.
De acordo com a Receita Federal, Pessoas Físicas podem destinar até 6% do imposto devido ou 7%, se destinado a projetos esportivos, a partir de 2023. Se a destinação for feita diretamente na declaração, o limite é de até 3% do imposto para cada fundo (crianças e adolescentes, e idosos). Empresas podem destinar até 1% para cada fundo (crianças e adolescentes, e idosos), 2% para projetos esportivos e até 4% para projetos culturais ou audiovisuais (cinema). Só é possível destinar parte do imposto devido pelo preenchimento da declaração no modelo completo (deduções legais).
Em síntese, é necessário manifestar o desejo de destinar parte do Imposto de Renda para projetos, que estão no Portal Social da ACIC, para o contador. “Desafio todos que procurem mais informações para saber como pode contribuir com as causas sociais na cidade ou região, antes de enviar para ‘Brasília’. Acesse o site www.portalsocialacic.com.br para obter maiores informações ou converse com a sua empresa de contabilidade. Depois que fizer a destinação pela primeira vez, dirá: ‘Por que não fiz isso antes?’,” finalizou o empresário.