O aporte de incentivos fiscais em projetos sociais foi tema de encontro on-line promovido pela Federação das Indústrias (FIESC) às 17h, no dia 22 de setembro, Dia do Contador, para profissionais dessa área. A live teve como objetivo esclarecer e incentivar o uso do imposto de renda devido pelas empresas em iniciativas catarinenses, garantindo assim que os recursos permaneçam no Estado. Na abertura, o presidente da Fecontesc, Itelvino Schinaider, ressaltou o papel do profissional contábil e como ele pode contribuir aos mostrar para seus clientes as possibilidades dessa transferência de recursos, com facilidade e segurança.
PARA ASSISTIR NA ÍNTEGRA clique aqui
Mediado pelo assessor de Responsabilidade Social da FIESC, Sandro Volpato Faria, o debate contou com a apresentação da líder do Programa Fundo Social da FIESC, Andressa Mongruel Martins Vicenzi, e do presidente da Feconbras (União das Federações dos Profissionais de Contabilidade do Brasil), Tadeu Oneda. Andressa apresentou a plataforma da FIESC que mostra alguns projetos recomendados, incluindo de incentivo ao esporte, à cultura, além do Fundo de Infância e da Adolescência (FIA) e do Fundo do Idoso. E o contador Tadeu Oneda mostrou os caminhos para quem quer contribuir com ações sociais.
a sequência, a gerente de Responsabilidade Social Corporativa da ENGIE, Luciane Pedro, e o contador da ENGIE, Raul Natal Garbin, também fizeram suas apresentações e relataram a experiência da empresa com o uso de incentivos fiscais. As comunidades do entorno dos empreendimentos da Engie Brasil têm atenção especial da empresa que constrói parcerias com agentes locais e desenvolve ou apoia projetos que atendam aos objetivos de seus programas de responsabilidade social corporativa. A companhia investe em projetos incentivados há mais de 15 anos, utilizando 9% do imposto de renda devido desde 2016, ou seja, R$ 25 milhões são investidos em mais de 100 municípios do Brasil. “Uma demonstração de que levamos o tema muito a sério, é que esses números viraram indicadores estratégicos e temos muito orgulho dessa área da empresa”, disse Luciane.
O assessor de Responsabilidade Social da FIESC abriu para perguntas dos participantes, que acompanharam toda a live pelo YouTube e puderam comentar ou fazer questionamentos pelo chat.
FONTE: FECONTESC